O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

14 de setembro de 2010

Feira de Orgânicos do Paço de São Bernardo completa um ano com novidades (14/09/2010)





Fonte: Fotos (arquivo pessoal), reportagem (PMSBC)

A Feira de Orgânicos do Paço de São Bernardo do Campo completa um ano nesta quarta-feira (15/9) com novidades. Além da aquisição de barracas próprias, os horticultores terão mais um dia na semana para comercializar seus produtos. A partir da próxima semana, os comerciantes irão vender as hortaliças e leguminosas também às terças-feiras, das 11h às 15h. A feira acontece na Esplanada do Paço Municipal, em frente à entrada do público.

A iniciativa visa atender o aumento da demanda devido à inauguração da Rede Fácil no Paço, realizada no último dia 31 de agosto, e da Sala do Empreendedor, prevista para ser inaugurada em outubro. Já nesta quinta-feira (16/9), a feira será promovida com a utilização das novas barracas, que são maiores e mais modernas.

Anteriormente, essas barracas eram subsidiadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET) e do Departamento de Empreendedorismo, Trabalho e Renda. Duas das três barracas foram adquiridas à vista e apenas um dos horticultores recorreu ao crédito do Banco do Povo do município.

Segundo o diretor de Empreendedorismo, Trabalho e Renda, a proposta é principalmente estimular o fomento da agricultura familiar na cidade por intermédio do Fundo Nacional para o Desenvolvimento e Educação. Trata-se de um repasse federal que destina 30% do recurso de merenda pública às hortas da localidade.

"Atualmente, a Prefeitura apoia 17 hortas comunitárias no município e estuda a ampliação do projeto ainda este ano. No entanto, para abastecer a rede escolar é preciso ampliar a cadeia de plantio contínuo. A reestruturação da Feira de Orgânicos nos permite planejar novas ações para fomentar ainda mais a agricultura urbana, seja para a geração de trabalho e renda, seja para cultivo próprio de alimentos de melhor qualidade", cita o diretor.

De acordo com a horticultora Josefa Conceição de Oliveira, as vendas cresceram 20% desde que eles passaram a atender pedestres e funcionários da Prefeitura. "Com a nova estrutura das barracas e a ampliação do funcionamento, esperamos aumentar ainda mais as vendas. Estamos bastante otimistas", comenta. Ela e o marido, Geraldo Francisco da Silva, atuam no ramo há dois anos. Antes, a autônoma trabalhava como doméstica. Em média, os comerciantes vendem R$ 200 por dia, mas apostam na maior circulação de pessoas para alavancar os negócios.

Trabalho e Renda - Resultado da parceria entre a Administração e os produtores locais, a iniciativa tem como objetivo apoiar a geração de trabalho e renda e incentivar o consumo de produtos sem agrotóxicos. A ação faz parte de um programa mais amplo do governo de apoiar a criação de hortas comunitárias em terrenos ociosos do município e garantir a segurança alimentar para moradores em situação de vulnerabilidade social.

Além de verduras como alface, rúcula, couve e agrião, também são encontrados temperos e ervas medicinais. É possível comprar, por exemplo, hortaliças por R$ 2,50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário