O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

10 de dezembro de 2010

São Bernardo ganha central de apoio ao trabalhador (10/12/02010)





















Fonte: Foto (PMSBC), reportagem (Jornal ABCD Maior)

Órgão municipal captará vagas de emprego e encaminhará trabalhadores aos processos seletivos de empresas

Os trabalhadores de São Bernardo que estão desempregados e os que já possuem emprego, mas estão à procura de outro, passam a contar na próxima quinta-feira (16/12), com a CTR (Central de Trabalho e Renda). O órgão municipal foi criado a partir de um convênio entre a Prefeitura e o Ministério do Trabalho e Emprego. Foram investidos R$ 4,4 milhões na iniciativa, sendo que 10% do valor foi subsidiado pelo governo municipal.

A central terá como funções principais captar as vagas de empregos, cadastrar os trabalhadores nas oportunidades de trabalho disponíveis e encaminhar os profissionais para a entrevistas nas empresas. As empresas também poderão utilizar as dependências da CTR para realizar processos seletivos. Cursos de qualificação e formação também serão fornecidos no espaço, em parceria com a Secretaria de Educação de São Bernardo, de acordo com as necessidades do mercado de trabalho.

“A CTR vai possibilitar o encontro entre a oferta, de vagas e trabalhadores. Isso contribuirá muito para a colocação das pessoas no mercado formal. Outro fator importante é que as empresas poderão anunciar o perfil de funcionário que estão procurando. Através de nosso sistema vamos encaminhar o profissional com o perfil exato que a empresa estiver buscando”, explica o diretor de Emprego, Trabalho e Renda, da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Nilson Tadashi Oda.

De acordo com o secretário de São Bernardo, Jefferson da Conceição, os trabalhadores também poderão dar entrada no seguro desemprego na CTR. “Pretendemos habilitar mais de 10 mil seguros desempregos e recolocar no mercado formal de trabalho aproximadamente cinco mil pessoas até o fim de 2011”, disse. Dentro da meta de recolocação profissional, o secretário destaca a inserção de aproximadamente 270 jovens, entre 16 e 24 anos, que possuam o primeiro grau incompleto, no mercado de trabalho.

O evento de lançamento da CTR (Central de Trabalho e Renda) acontece nesta sexta-feira (10/12). O atendimento aos trabalhadores será realizado a partir da semana que vem, das 8h às 17h. A central fica na rua Marechal Deodoro, 2316. Os 30 funcionários do empreendimento passarão por treinamento do Ministério do Trabalho e Emprego no período entre a inauguração e o início do atendimento ao público.

Serviços extras - As pessoas que ainda não possuem carteira de trabalho, a partir janeiro de 2011 poderão contar com à CTR para tirar o documento. A central também deverá receber uma unidade bancária da Caixa Econômica Federal, um posto do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador, do Banco do Povo Paulista, a Sala do Exportador, a Sala do Empreendedor e um centro público de economia solidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário