O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

11 de dezembro de 2010

Marinho inaugura Central de Trabalho e Renda de São Bernardo do Campo




















Fonte: Fotos (PMSBC), reportagem (Jornal ABCD Maior)

Estabelecimento começa a funcionar oficialmente na próxima sexta-feira (17/12)

Os trabalhadores de São Bernardo que estão desempregados ganharam um “presente” de Natal antecipado do governo municipal. O prefeito Luiz Marinho (PT) e o secretário Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jefferson da Conceição, inauguraram nesta sexta-feira (10/12), a CTR (Central de Trabalho e Renda). O objetivo do estabelecimento público será captar vagas de empregos e inserir os profissionais no mercado de trabalho e ainda oferecer cursos de capacitação profissional.
Marinho pontuou que o equipamento terá como principal objetivo qualificar os trabalhadores para que eles possam ocupar vagas importantes nas empresas e conquistar melhorias em suas carreiras. “A central será fundamental para o crescimento de São Bernardo e a expectativa é de que sejam inseridas cinco mil pessoas no mercado de trabalho”, destacou.
Para o secretário de São Bernardo, Jefferson da Conceição, o equipamento será de extrema importância para os trabalhadores da cidade. “Nosso objetivo é de que esse empreendimento seja a “casa do trabalhador”. As pessoas poderão participar de cursos de capacitação e terão ainda a oportunidade de voltar ao mercado de trabalho formal”, assegurou.

Já o diretor do departamento de políticas públicas de saúde e segurança ocupacional do Ministério da Previdência Social, Remigio Todeschini, destacou que o trabalho inter-secretarias realizado pelo governo de São Bernardo é um dos diferenciais do projeto. “É um projeto de grande avanço para a cidade possibilitar que as secretarias possam trabalhar de forma integrada e oferecer um serviço de qualidade para os trabalhadores”, pontuou.
O representante do Ministério do Trabalho e Emprego e superintendente do Ministério do Trabalho em São Paulo, José Roberto de Melo, afirmou que a iniciativa que o governo municipal teve de instalar uma central de emprego na cidade possibilitará o crescimento da Região. “São Bernardo é a terceira cidade a implantar um equipamento como esse e tenho certeza que será de grande utilidade pública. Nossa expectativa é de que esse empreendimento possa servir como um trampolim para que os trabalhadores possam preencher as oportunidades de emprego ofertadas pelas empresas”, ponderou.
De acordo com a gerente geral da CTR, Cristiane Silva, a expectativa para o primeiro dia de funcionamento do órgão municipal é de que passem aproximadamente 100 pessoas pelos balcões de atendimento. “Poucos trabalhadores estão sabendo deste novo equipamento na cidade e acredito que no próximo mês a central passe a receber 500 pessoas por dia. Os atendimentos devem durar aproximadamente 20 minutos por trabalhador”, disse.
Foram investidos R$4,5 milhões na criação da agência de empregos municipal. O governo federal foi o principal agente investidor. Já o governo municipal teve uma participação de 10% nos investimentos.

Além de encaminhar os profissionais aos processos seletivos, a CTR vai ceder suas instalações para que as empresas possam realizar dinâmicas de seleção com os trabalhadores.
O órgão municipal irá atuar também na habilitação do seguro de desemprego. A estimativa da Prefeitura é de que 10 mil pessoas dêem entrada no beneficio diretamente na Central. Outra meta da CTR é recolocar cerca de cinco mil pessoas no mercado formal de trabalho.
Os atendimentos aos trabalhadores ocorrem a partir da próxima sexta-feira (17/12), das 8h às 17h. A central de emprego está localizada na rua Marechal Deodoro,2316, na região central de São Bernardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário