O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

10 de dezembro de 2010

Prefeito inaugura Central de Trabalho e Renda de São Bernardo



Fonte: Fotos (Arquivo pessoal e PMSBC), reportagem (PMSBC)
O prefeito de São Bernardo do Campo, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDETT), e do superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego, José Roberto de Melo, inaugurou na tarde desta sexta-feira (10/12) a Central de Trabalho e Renda (CTR) do município. A implementação do espaço foi possível através de um convênio firmado entre a Administração e o Governo Federal, que prevê um investimento de R$ 4,5 milhões. O endereço do CTR - Rua Marechal Deodoro, 2316, Centro - foi pensado estrategicamente de modo a facilitar o acesso dos usuários.

Mais do que um local para encontrar oportunidades de emprego, a Central de Trabalho e Renda também tem o objetivo de ser um instrumento de formação e qualificação profissional. "O principal desafio desse Centro é preparar nossa mão de obra desempregada. A partir desta data, o trabalhador que por algum motivo venha a perder seu emprego terá no CTR a chance de se aperfeiçoar e expandir seu leque de oportunidades. Nossa obrigação enquanto governante é garantir condições para melhorar a qualidade de vida em nossa cidade", ressaltou o chefe do Executivo.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, a Central irá desenvolver diversas ações para facilitar a aproximação entre empregadores e quem busca uma chance no mercado de trabalho: fazer a captação de vagas junto às empresas; o cadastramento dos trabalhadores desempregados; cruzamento de dados; habilitação do seguro-desemprego; além dos cursos de qualificação para os trabalhadores. O espaço também contará com profissionais da área de recursos humanos, como psicólogos, para ajudar na recolocação. "O programa busca conciliar a oferta de emprego com a demanda, ou seja, o empresário que procura um empregado ou o empregado que procura um emprego vai ter na Central Público o espaço de encontro", completou.

Para facilitar esse processo, o Ministério do Trabalho e Emprego fornecerá um software específico que disponibilizará de forma rápida para os empregadores as qualificações dos candidatos cadastrados no sistema. A Central também faz parte do Sistema Nacional de Emprego do Governo Federal. "Nós do Governo Federal estamos à disposição do CTR e da Prefeitura de São Bernardo. Trabalhador que não tem qualificação está perdido", afirmou o representante do Ministério do Trabalho e Emprego, José Roberto de Melo.

Os cursos de qualificação e formação serão oferecidos de acordo com as necessidades do mercado. No caso de uma determinada empresa precisar de um número de trabalhadores para telemarketing, por exemplo, o CTR poderá oferecer um curso para adequar a mão-de-obra cadastrada à necessidade do contratante. Além de suprir as demandas imediatas do mercado, os cursos vão contemplar as necessidades futuras: as tendências e habilidades que o trabalhador terá que possuir.

Correspondente Bancário - No CTR também será instalado um correspondente bancário CAIXA AQUI, da Caixa Econômica Federal (CEF), que vai oferecer diversos serviços como pagamento e recebimento de contas e benefícios sociais, saques, depósitos e transferências, além de abertura de contas. No local, também será possível ao trabalhador que perder o emprego se habilitar para dar entrada e receber o seu seguro-desemprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário