O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

11 de outubro de 2011

Prefeito Luiz Marinho participa de Conferência Regional do Trabalho Decente no Consórcio

Prefeito de São Bernardo do Campo Luiz Marinho e Laís Abramo diretora da OIT Brasil
São Bernardo do Campo marcou presença na 2ª Conferência Regional do Trabalho Decente no Grande ABC nesta terça-feira (4/10). Sediado no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em Santo André, o evento contou com exposição do prefeito de São Bernardo, do presidente do Consórcio e prefeito de Diadema, Mário Reali, da diretora da Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT), Laís Abramo, do assessor especial do Ministério do Trabalho, Mário dos Santos Barbosa, do secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Davi Zaia e representantes das entidades regionais, entre outras autoridades.

Com a finalidade de aprofundar o debate relativo aos indicadores do trabalho decente, bem como concretizar as diretrizes estabelecidas na 1ª Conferência, realizada em 2010, essa edição mobiliza a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e as entidades representativas dos Empregadores e dos Sindicatos de Trabalhadores do Grande ABC, com apoio do Governo Federal, Estadual e OIT.

Na ocasião, foram ministradas palestras sobre Desenvolvimento Regional e o Trabalho Decente, Conceito e Trajetória do Trabalho Decente, As Conferências Regionais, Estaduais e Nacionais e ainda a respeito dos preparativos para a 1ª Conferência Estadual, agendada para os dias 24 e 25 de novembro no Memorial da América Latina, em São Paulo, e que terá 70 delegados representando o Estado.

Para o prefeito de São Bernardo, a região vem cumprindo sua missão histórica em prol dessa luta para o mundo do trabalho, mas ainda tem ajustes a serem feitos. "Nosso município foi o primeiro do País a assinar o Decreto Municipal do Trabalho Decente. Por meio desta medida pioneira, o poder público municipal se compromete a garantir melhores condições de vida e de trabalho em todos os serviços e obras públicas contratados. Na cidade, é obrigatório que as empresas que vierem a participar de novas licitações pratiquem efetivamente essas condições", declarou.

Outra importante iniciativa foi a assinatura, em 2010, da ordem instituindo o Programa Vida Nova, que estabelece um conjunto de ações culturais, educativas, de capacitação profissional, de reinserção no mercado de trabalho e social para egressos do sistema penitenciário, bem como adolescentes em conflito com a lei.

Fonte: Foto (Regina Zanke), reportagem (PMSBC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário