O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

31 de outubro de 2011

Santo André e São Bernardo têm mais de 3 mil vagas nos centros públicos


Um total de 107 oportunidades são urgentes e para deficientes em São Bernardo

Os painéis de vagas dos centros públicos de Santo André e São Bernardo oferecem mais de três mil vagas de emprego nas empresas da Região e municípios vizinhos a partir de segunda-feira (31/10). A maioria não exige experiência e procuram homens e mulheres entre 18 e 50 anos. Um total de 107 vagas são urgentes e para pessoas com deficiência.

São Bernardo - A CTR (Central de Trabalho e Renda), em São Bernardo oferece cerca de 500 vagas de emprego esta semana. A maioria não exige experiência. 107vagas são ofertadas para pessoas com deficiência.

Os destaques para o quadro geral de vagas são de auxiliar de panificação com 100 vagas, ajudante de carga e descarga com 45 vagas, repositor de mercadorias com 42 vagas, vigilante com 26 vagas, atendente de balcão com 20 vagas.

A Central de São Bernardo fica na Rua Marechal, 2.316, Centro. Os candidatos devem comparecer ao local com documentos pessoais, das 8h às 17h, de segunda à quinta-feira, e as sextas, das 8h às 15h. Há limites de senhas.

Santo André - O CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) de Santo André dispõe de 2.612 vagas A maior parte das vagas é oferecida por empresas situadas no ABCD, mas também há oportunidades disponíveis em municípios vizinhos à região.

As funções com maior quantidade de vagas disponíveis são operador de telemarketing ativo e receptivo, auxiliar de instalação, operador de vendas em lojas, atendente de lanchonete e conferente de mercadorias.

Para se cadastrar via internet, basta entrar no site maisemprego.mte.gov.br, acessar a seção dedicada ao trabalhador e preencher ficha de inscrição. Minutos depois, o internauta recebe uma senha com a qual passa a ter acesso às vagas disponíveis de acordo com seu perfil. Caso se interesse por uma das opções, pode imprimir carta de pré-encaminhamento a ser validada presencialmente no CPETR antes do encaminhamento para entrevista em empregador potencial. A validação inclui a confirmação das informações prestadas via internet.

Além disso, é possível se cadastrar presencialmente. Basta levar carteira de trabalho e outro documento de identidade com foto na unidade do CPETR.

O CPETR fica na Avenida Artur de Queirós, 720, Bairro Casa Branca, e Rua Sigma, 300, Vila Mazzei. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones 4979-3699 e 4979-3615.

Fonte: Foto (Regina Zanke), reportagem (Jornal ABCD Maior)

30 de outubro de 2011

Centros públicos de emprego têm 4,5 mil vagas nas empresas da Região do ABC


Há oportunidades urgentes, para candidatos com e sem experiência e deficientes

Os painéis de vagas dos centros públicos da Região esta semana ofertam cerca de 4.500 vagas de emprego nas empresas da Região e municípios vizinhos. A maioria não exige experiência e procuram homens e mulheres entre 18 e 50 anos. Um total de 172 vagas são urgentes e para pessoas com deficiência.

O destaque da quantidade de vagas é para trabalhar no shopping que será inaugurado no início de novembro em São Caetano e para a área de telemarketing em todas as cidades.

São Bernardo

A CTR (Central de Trabalho e Renda), em São Bernardo oferece 579 vagas de emprego esta semana. A maioria não exige experiência. 122 vagas são ofertadas para pessoas com deficiência.

Os destaques para o quadro geral de vagas são para operador de telemarketing ativo e receptivo com 130 vagas, operador de caixa com 99 vagas, garçom com 80 vagas, entre outros.

A Central de São Bernardo fica na Rua Marechal, 2.316, Centro. Os candidatos devem comparecer ao local com documentos pessoais, das 8h às 17h, de segunda à quinta-feira, e as sextas, das 8h às 15h. Há limites de senhas.

São Caetano

O Cemeq (Centro Municipal de Emprego e Qualificação) oferece com destaque 400 vagas remanescentes para o Park Shopping São Caetano. A maioria é para lojas de vestuário, calçados, perfumaria e área de alimentação. As vagas são para auxiliar de cozinha, cozinheiro, garçom, gerente, caixas, estoquistas, entre outros.

Os interessados em concorrer aos postos de trabalho podem comparecer no Cemeq, localizado na Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro, munido de currículo. Das 8h às 17h, de quinta à sexta-feira. OU enviar as informações pelo e-mail emprego@saocaetanodosul.sp.gov.br e pelo telefone 4227-7653.

Mauá

O CPTR (Centro Público de Trabalho e Renda) de Mauá oferta cerca de 150 vagas, para pessoas entre 18 e 50 anos. A maioria não exige experiência e pode ser preenchida por homens e mulheres.

O destaque desta semana são para 65 vagas para operador de telemarketing ativo e receptivo, 30 vagas para vendedor de serviços, 20 atendentes de lanchonete e 12 para fiscal de loja.

O CPTR fica na Rua Manoel Pedro Junior, 45 - Vila Bocaina. Tel: (11) 4514-5863 / 4514-6236. Das 8h às 17h, de quinta à sexta-feira

Ribeirão

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Ribeirão Pires oferta 3.393vagas. Cerca de 50 são para pessoas com deficiência. Os destaques do município são para vagas de operador de telemarketing ativo e receptivo com (2.500), ajudante (300), atendente para lojas (100), promotor de vendas (100) estoquista (50) assistente de vendas (15), assistente de RH (15), motorista, entre outros.

As 50 vagas disponíveis para pessoa com deficiência são destinadas para deficientes visuais, para a função de analista de atendimento.

As vagas urgente são para área de Telemarkentig, e as vagas de Auxiliar de Serviços Gerais (para as Indústrias de Panetone da Região).

Ribeirão Pires realizou esta semana o 4º RH na Vila, no Centro da cidade. O evento reuniu diversas agências de empregos e outros serviços para área do trabalho. As vagas disponibilizadas durante o evento continuarão em aberto no PAT até o preenchimento.

Os interessados nas vagas disponíveis no PAT em Ribeirão Pires devem se cadastrar no atendimento, localizado à Rua Felipe Sabbag, 200, 4º andar – Shopping Garden – Centro. Das 8h às 17h, de quinta à sexta-feira.
Todas as oportunidades estão disponíveis no site da Prefeitura: www.ribeiraopires.sp.gov.br/emprego

Fonte: Foto (Regina Zanke), reportagem (Jornal ABCD Maior)

26 de outubro de 2011

Prefeitura leva ação integrada a moradores do Conjunto Três Marias neste sábado (22/10/2011)

Os moradores do Conjunto Habitacional Três Marias, no Bairro Cooperativa, em São Bernardo do Campo, recebem neste sábado (22/10) uma megaoperação batizada de Viver Melhor. A ação é coordenada pela Secretaria de Habitação e integrada com mais oito secretarias, além da Fundação Criança e Coordenadoria de Ações para a Juventude (Cajuv). Neste dia não irão faltar atividades culturais, práticas esportivas, serviços de beleza, cadastro gratuito para emprego e atendimentos da saúde, entre outros.

A atividade, que será promovida das 10h às 17h na Rua da Constelação, s/nº, próximo aos blocos 21, 22 e 23, trata-se da primeira de uma série de ações integradas que a Prefeitura irá realizar em todos os territórios onde mantém intervenções na área habitacional. A finalidade é integrar os diversos programas sociais desenvolvidos pelas secretarias de forma a potencializar os resultados de cada um e garantir a melhoria da qualidade de vida da população local.

A programação é bastante extensa e tem opções para todas as idades. Serão 260 funcionários envolvidos. Entre as atividades agendadas nas 14 tendas que serão instaladas, se destacam o projeto Expresso Lazer, com muita animação, música, jogos e brincadeiras; Ecomóvel da Secretaria de Gestão Ambiental; Espaço do Trânsito com Ciclovia; atividades culturais (dança, teatro e incentivo a leitura); inscrições em cursos profissionalizantes, no Movimento de Alfabetização (MOVA) e nos cursos da Cajuv, em oficinas de break, mini half, apresentações culturais e de clown (palhaços).

Já a Fundação Criança levará ao local Tenda Literária, pintura em rosto e inscrições nos Programas Contando História e Rotativo. Os jovens e adultos também terão vez, já que serão oferecidos serviços gratuitos como plantão do Banco do Povo; cadastro manual para qualificação de mão de obra; cadastramento no Cartão Legal (Bilhete Único de São Bernardo); cadastramento no Cadastro Único, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, e na Central de Trabalho e Renda para vagas de emprego e emissão de carteira profissional.

Os participantes também podem aproveitar para dar um trato no visual. Na ocasião, alunos do Núcleo de Imagem Pessoal, dos cursos profissionalizantes da Educação, farão corte de cabelo e penteados nos moradores.

Na Tenda da Saúde haverá aferição de pressão arterial e glicemia capilar, saúde bucal, orientação da equipe do programa de DST/AIDS e programa De Bem com a Vida (práticas corporais), além de equipe do programa Consultório de Rua, com orientações para jovens voltadas à redução de danos (dependência de álcool e drogas).

De acordo com a responsável pela Divisão de Trabalho Social da Habitação, a proposta do Viver Melhor é concluir de maneira participativa o diagnóstico de vulnerabilidades e potencialidades do território. "A partir de uma mobilização das ações já existentes, pretendemos garantir uma atuação intersetorial de apoio que amplie o alcance desses programas de forma contínua, a fim de subsidiar a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Socioeconômico Local", cita.

Conjunto Três Marias - Até o momento já foram entregues 528 unidades de um total de 1.236 moradias no Conjunto Habitacional Três Marias, por meio de contrato do PAC Pró-Moradia, do Governo Federal. As famílias são originárias de moradias de área de risco ou em condições precárias em núcleos como Sítio Bom Jesus, Alvarenga Peixoto, Divinéia, Pantanal I e II e Jardim Ipê. Elas enfrentavam falta de estrutura nas suas casas, medo de enchentes e desabamentos e a convivência com esgoto a céu aberto.

Além das habitações, o conjunto tem toda a infraestrutura necessária como sistema viário e pavimentação, drenagem, sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, energia elétrica e iluminação pública, além de paisagismo.

Programação:
10h30 – Realização do Diagnóstico Participativo com moradores para levantamento de vulnerabilidade e potencialidades do território do Três Marias
11h – Workshop de Dança de Salão com os mestres Ataliba (samba rock, gafieira, entre outras)
13h – Peça infantil "Festa no Céu", com a Cia. Fuxico de Teatro
14h – Grupo Batucando, da Fundação Criança
15h – Grupo de Break e Jazz das oficinas do Cajuv
16h – Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo do Campo
16h40 – Apresentação dos resultados do Diagnóstico Participativo
17h - Encerramento

Fonte: PMSBC

24 de outubro de 2011

Espaço Solidário de São Bernardo do Campo: Dê solidariedade de presente

Dê solidariedade de presente: ESPAÇO SOLIDÁRIO
Comercialização de produtos artesanais que geram trabalho e renda

  • Artesanatos diversos
  • Verduras e legumes sem agrotóxicos
  • Lanches, salgados e doces
Segunda a quinta, das 09h00 às 17h00 e as sextas, das 09h00 às 15h00

Área externa da Central de Trabalho e Renda de São Bernardo do Campo (CTR)
Rua Marechal Deodoro, 2316 - Centro - São Bernardo do Campo
(entrada pela Rua Zelinda Zanella)

23 de outubro de 2011

Central de Trabalho e Renda de São Bernardo conta com 250 vagas urgentes

A Central Trabalho e Renda (CTR) da Prefeitura de São Bernardo do Campo está com 250 vagas de empregos urgentes abertas para diversas funções, como produção de panetones, atendente de mesa, recepcionista, barman, ajudante de cozinha, auxiliar de limpeza, operador de caixa, garçom e operador de pedágio. Desse total de vagas, 30 são temporárias na área de panificação.

As seleções para os cargos de atendente de mesa, recepcionista, barman, ajudante de cozinha e garçom serão realizadas nos dias 24, 25 e 26 de outubro, das 9h30 às 15h30. Já no dia 1º de novembro, das 9h30 às 13h, haverá a seleção para atendente de balcão, auxiliar de cozinha, atendente de buffet, atendente de lanchonete, auxiliar de limpeza, garçom, operadora de caixa e gerente trainee.

Para os interessados em trabalhar com produção de panetones de final de ano, a seleção será no dia 25 de outubro, às 10h. Há ainda 100 vagas para assistente de panificação e outras 30 temporárias para esse setor em São Paulo e ABC.

A Central também está com 70 vagas urgentes para operador de pedágio. Para esta seleção, o candidato deve comparecer de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Atualmente a CTR conta com 1.152 oportunidades de trabalho em aberto em várias áreas. Os candidatos devem comparecer munidos de carteira profissional, RG e PIS. A Central de Trabalho e Renda, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, está localizada à Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 17h de segunda a quinta-feira, e às sextas-feiras, das 8h às 15h (limite de 300 senhas). O telefone é 4128-1230.

Fonte: Foto (Regina Zanke), reportagem (PMSBC)

Plantão móvel da Sala do Empreendedor e Banco do Povo estarão na feira Hair ABC, no Vera Cruz

Depois de marcar presença na Rede Fácil do Bairro Assunção nos dias 13 e 14 de outubro, a Sala do Empreendedor, em conjunto com o Sebrae-SP, estará de 15 a 17 deste mês na 3ª Hair ABC 2011, feira do setor de beleza que será promovida no Pavilhão de Exposições Vera Cruz, no Jardim do Mar. A ação reúne técnicos da Sala do Empreendedor, da Prefeitura de São Bernardo, do Banco do Povo e da Central de Trabalho e Renda do município. Também deve participar o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

A proposta do plantão, que acontece em diversos pontos da cidade regularmente, consiste em informar aos empreendedores individuais como fazer para obterem o microcrédito e ampliar seus negócios.

A ação conjunto com o Sebrae Móvel, escritório sobre rodas equipado com computadores e internet, faz parte da campanha que já vem sendo executada para divulgação sobre o microcrédito junto a fornecedores que já concederam produtos e serviços aos clientes do Banco do Povo de São Bernardo.

O Banco do Povo já vem realizando plantões na Sala do Empreendedor, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, desde sua inauguração, em setembro último. O espaço fica no andar térreo do Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro), e o atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados das 7h às 13h; já o plantão pelo Banco do Povo é feito às segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h.

Fonte: PMSBC

16 de outubro de 2011

Plantões do Sebrae Móvel, Sala do Empreendedor, Banco do Povo, Central de Trabalho e Renda em São Bernardo para orientar pequeno empreendedor


A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Sala do Empreendedor e o Serviço de Apoio às Micro de Pequenas Empresas (SEBRAE)  realizaram nos dias 13 e 14 de outubro de 2011 plantões na Rede Fácil do Bairro Assunção.

O objetivo foi divulgar aos munícipes o acesso ao microcrédito produtivo e a possibilidade de ampliação dos negócios por meio do Banco do Povo - Unidade São Bernardo, cadastro de candidatos a emprego e empregadores interessados na contratação de profissionais por meio da Central de Trabalho e Renda.

A Sala do Empreendedor concentra os serviços de todas as secretarias responsáveis pela emissão de documentos e licenças do município para a abertura de novos negócios. Oferece consultoria para elaboração de plano de negócios, palestras e oficinas, consultas sobre marcas de patentes e informações a respeito de incentivos fiscais.

Fonte: TVT

Prefeitura de São Bernardo leva plantão móvel da Sala do Empreendedor e Banco do Povo à Rede Fácil do Assunção

Em uma ação conjunta, a Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Sala do Empreendedor e do Sebrae-SP, leva ao posto da Rede Fácil do Bairro Assunção nos dias 13 e 14 de outubro, das 8h30 às 17h, o plantão do Sebrae Móvel, do Banco do Povo e da Central de Trabalho e Renda do município. Também devem participar o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon) de São Paulo.

A ação, que será promovida junto à praça próxima à unidade da Rede Fácil, localizada à Avenida Robert Kennedy, 3.438, Bairro Assunção, tem como principal finalidade divulgar os passos necessários para os empreendedores individuais obterem o microcrédito e ampliar os negócios. Com a inauguração, em setembro, da Sala do Empreendedor, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, o Banco do Povo, um dos parceiros do serviço, já vem fazendo plantões no espaço, localizado no andar térreo do Paço Municipal, todas as segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h, a fim de divulgar todos os serviços oferecidos pela instituição.

O plantão conjunto com o Sebrae Móvel, escritório sobre rodas equipado com computadores e internet, faz parte da campanha que já vem sendo efetuada para divulgação sobre o microcrédito junto a fornecedores que já concederam produtos e serviços aos clientes do Banco do Povo de São Bernardo. "Nossa equipe levará orientação e material informativo sobre a Sala do Empreendedor, Espaço do Exportador, realizará cadastro de candidatos a emprego por meio da Central de Trabalho e Renda e encaminhamento dos empregadores interessados em contratar profissionais à Central, bem como cadastro de interessados em aderir ao programa Microempreendedor Individual (MEI)", explica a coordenadora da Sala do Empreendedor.

De acordo com a coordenadora, no último plantão realizado em setembro na região do Montanhão, mais de 30 clientes foram atendidos e três créditos foram aprovados junto ao Banco do Povo. Até julho deste ano, a Administração contabilizou mais de 2 mil microempreendedores individuais cadastrados e formalizados.

Fonte: PMSBC

12 de outubro de 2011

Plantão móvel da Prefeitura de São Bernardo vai ao Bairro Assunção

Ação orienta empreendedores sobre crédito e negócios

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Sala do Empreendedor e do Sebrae-SP, leva ao posto da Rede Fácil do Bairro Assunção nos dias 13 e 14 de outubro, das 8h30 às 17h, o plantão do Sebrae Móvel, do Banco do Povo e da Central de Trabalho e Renda do município. Também devem participar o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) e o Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis) de São Paulo.

A ação, que será promovida junto à praça próxima à unidade da Rede Fácil, localizada à Avenida Robert Kennedy, 3.438, Bairro Assunção, tem como principal finalidade divulgar os passos necessários para os empreendedores individuais obterem o microcrédito e ampliar os negócios. Com a inauguração, em setembro, da Sala do Empreendedor, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, o Banco do Povo, um dos parceiros do serviço, já vem fazendo plantões no espaço, localizado no andar térreo do Paço Municipal, todas as segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h, a fim de divulgar todos os serviços oferecidos pela instituição.

O plantão conjunto com o Sebrae Móvel, escritório sobre rodas equipado com computadores e internet, faz parte da campanha que já vem sendo efetuada para divulgação sobre o microcrédito junto a fornecedores que já concederam produtos e serviços aos clientes do Banco do Povo de São Bernardo.

“Nossa equipe levará orientação e material informativo sobre a Sala do Empreendedor, Espaço do Exportador, realizará cadastro de candidatos a emprego por meio da Central de Trabalho e Renda e encaminhamento dos empregadores interessados em contratar profissionais à Central, bem como cadastro de interessados em aderir ao programa Microempreendedor Individual (MEI)”, explica a coordenadora da Sala do Empreendedor, Ana Maria Ferraz.

De acordo com a coordenadora, no último plantão realizado em setembro na região do Montanhão, mais de 30 clientes foram atendidos e três créditos foram aprovados junto ao Banco do Povo. Até julho deste ano, a Administração contabilizou mais de dois mil microempreendedores individuais cadastrados e formalizados.

Fonte: Jornal ABCD Maior

Vagas para telemarketing lideram nos centros públicos da Região do ABC

São mais de 700 vagas para ativo e receptivo


A CTR (Central de Trabalho e Renda), em São Bernardo, tem mil vagas abertas para diversas áreas operacionais e administrativas. Os destaques desta semana são para as vagas de telemarketing em Santo André, São Bernardo e Ribeirão Pires. Ainda há 72 disponíveis para pessoas com deficiência em São Bernardo.

No geral, das mil vagas de São Bernardo se destacam 314 postos de trabalho para telemarketing, 70 para operador de cobrança, 63 para operador de vendas. E com extrema urgência são as vagas de Professor ensino fundamental (1), operador de carregadeira (1), motorista de ônibus rodoviário (1), analista de atendimento ao cliente sem experiência (10) caixa (25) e vendedora (25).

Para as pessoas com deficiência estão disponíveis 72 vagas em diversos setores em São Bernardo, mas com urgência são algumas vagas para áreas operacionais, limpeza e produção.

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador de Ribeirão Pires) está com cerca de 560 vagas de emprego abertas. Somente para operador de telemarketing há 400 vagas. Todas as oportunidades estão disponíveis no site do emprego, lançado nessa semana no site da Prefeitura: www.ribeiraopires.sp.gov.br/emprego.

O CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda da Prefeitura de Santo André) dispõe de 2.087 vagas. A maior parte é oferecida por empresas situadas no ABCD, mas também há oportunidades disponíveis em municípios vizinhos. As funções com maior quantidade de vagas disponíveis são operador de telemarketing receptivo, atendente de lanchonete, auxiliar de limpeza, operador de vendas em lojas e ajudante de carga e descarga de mercadoria.

Endereços

A Central de São Bernardo fica na Rua Marechal, 2.316, Centro. Os candidatos devem comparecer ao local com documentos pessoais, das 8h às 17h, de segunda à quinta-feira, e às sextas, das 8h às 15h. Há limites de senhas.

Os interessados nas vagas disponíveis no PAT em Ribeirão Pires devem se cadastrar no atendimento, localizado à Rua Felipe Sabbag, 200, 4º andar – Shopping Garden – Centro.

Em Santo André há dois endereços: avenida Artur de Queirós, 720, Bairro Casa Branca, e Rua Sigma, 300, Vila Mazzei. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones 4979-3699 e 4979-3615.

Fonte: Jornal ABCD Maior

2ª Conferência Regional discute trabalho decente no ABCD

Evento foi promovido entre o Consórcio, OIT e Ministério do Trabalho

O ABCD está mais avançado nas discussões relacionadas ao trabalho decente por causa da história das lutas sindicais, de acordo com participantes da 2ª Conferência Regional do Trabalho Decente realizada no Consórcio Intermunicipal do ABC nesta terça-feira (04/10). O evento foi promovido em parceria entre o Consórcio com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), o Ministério do Trabalho e Emprego e o governo do Estado.

O presidente do Consórcio e prefeito de Diadema, Mário Reali, afirmou que a Região tem muito para se desenvolver neste tema. “Como temos uma história de lutas sindicais, em muitos aspectos estamos mais avançados do que outros municípios, mas isso não muda a realidade de condições de trabalhos ruins. Temos, por exemplo, funcionários terceirizados que fazem acabamentos em peças para grandes empresas,de maneira informal, sem condições dignas de trabalho, sem direitos, etc. Por isso, é necessário a Região tratar o assunto como prioridade.”

Para o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, a Agenda Regional do Trabalho Decente reafirma a vontade do ABCD em promover o desenvolvimento econômico atrelado às melhorias no estado de bem estar social da Região. “Dados do ABCD revelam que a Região está crescendo, houve aumentos significativos de trabalhadores com carteira assinada, que subiu de 44,1% em 2000 para 53.5% em 2010. Os dados demonstram ainda que aumentou o número de mulheres e negros com carteira assinada, diminuiu a jornada dos trabalhadores, diminuiu as horas extras. Isso demonstra uma melhor qualidade no ambiente de trabalho na Região. O ABCD tem uma trajetória de lutas por melhorias de condições de trabalho em algumas categorias, e torna a Região um pouco mais avançada nessa discussão. Alguns municípios têm decretos e leis que instituem o Trabalho Decente. Em São Bernardo, por exemplo, institui que todos os trabalhadores terceirizados estejam dentro das diretrizes do projeto”.

Conceito - De acordo com a OIT o Trabalho Decente é uma atividade adequadamente remunerada, exercida em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna. Em 1999, a OIT formalizou o conceito, definindo as diretrizes e divulgando para que os países começassem a implantar.

O Trabalho Decente passou a ser um compromisso assumido entre o governo brasileiro e a OIT em junho de 2003 e em maio de 2006 foi elaborada a Agenda Nacional de Trabalho Decente. E, a partir de 2007, o país vem elaborado um programa nacional com o objetivo de estabelecer, além das prioridades, os resultados esperados e as estratégias, metas, prazos, produtos e indicadores de avaliação.

“O Brasil foi um dos países corajosos que aderiram ao Trabalho Decente, é difícil os políticos admitirem certos problemas e o ex-presidente Lula em 2003 quis assinar o documento da OIT se mostrando disposto a montar uma agenda e um plano para servir como um indicador para monitorar ao longo do tempo esta questão e verificar os avanços. Esta conferência no ABCD é a pioneira em discutir assuntos de uma região, já que as conferências geralmente são de um só município. E isso só reforça a promoção do tema no país. É uma região emblemática e de potencialidade. A trajetória sindical torna o ABCD com certo avanço em relação às outras cidades, já que tem condições de organização representativa na interlocução entre empregados e empregadores.”, explicou diretora do OIT Brasil, Laís Abramo.

Diversas reuniões discutem o tema em várias regiões do País. No ABCD, ocorreu uma conferência regional em 2010 e a desta terça-feira. Os municípios do Brasil inteiro estão se preparando para a reunião estadual que ocorrerá nos dias 24 e 25 de novembro e a 1º Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente entre os dias 2 e 4 de maio de 2012.

“Com essas conferências municipais, intermunicipais, teremos a oportunidade de conhecer de perto a realidade de cada pedaço do estado. Será como um diagnóstico do Estado de São Paulo e assim, nos prepararmos para a conferência nacional para discutir também os nossos problemas e exemplos positivos que podemos passar. Ainda temos a questão do trabalho infantil e escrevo no estado que precisa ser erradicado. O ABCD tem a tradição das categorias de trabalhadores bem estruturadas e que lutam por diversas melhorias, mas ainda temos casos de condições de trabalhos precários em funções aonde não uma boa representatividade do sindicato. Por isso, apesar do diálogo sobre a importância de melhorias no local de trabalho e na vida dos funcionários ainda precisamos avançar”, disse o secretário de Estado do Trabalho e Relações do Trabalho, Davi Zaia.

O assessor especial do Ministério do Trabalho e Emprego e coordenador geral da 1ª Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, Mário dos Santos Barbosa, reforçou que o Brasil luta para erradicar a pobreza e que o Trabalho Decente vai de encontro ao Plano Brasil Sem Miséria. “O Trabalho Decente esta em discussão no âmbito dos 14 ministérios para que todas as áreas sejam atendidas.

Algumas diretrizes do Trabalho Decente está presente também em alguns programas do governo federal, como o Brasil Sem Miséria. E considero isso fundamental para a população ter uma qualidade de vida melhor. O ABCD é considerado uma região mais rica, pelo potencial industrial, mas sabemos que uma boa parcela da população de todos esse municípios também está à margem e precisam de melhores condições de trabalho e emprego decente”.

Comitê executivo do ABCD

Durante o evento, as pessoas que irão representar o ABCD na Conferência Estadual assinaram uma ata para formalizar a comissão executiva. O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Nelci Rodrigues, o Morcegão, faz parte da comissão para discutir o tema na região.

São nove representantes do ABCD entre as Prefeituras de Mauá, Diadema, Rio Grande da Serra e São Bernardo, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, Sindicato dos Químicos do ABC, Associação Comercial de São Bernardo e Ciesp de Santo André.

Morcegão explicou a importância da comissão. “Vamos realizar reuniões para discutir o tema e implementar as diretrizes para a região. Vamos fazer mobilizações e algumas ações. Acredito que os sindicatos podem criar bases com grupos de trabalho permanente para abordar o assunto com cada empregado e empregador. O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC já está articulando para implantar esses grupos.”

Fonte: Foto (Regina Zanke), reportagem (Jornal ABCD Maior)

11 de outubro de 2011

Prefeito Luiz Marinho participa de Conferência Regional do Trabalho Decente no Consórcio

Prefeito de São Bernardo do Campo Luiz Marinho e Laís Abramo diretora da OIT Brasil
São Bernardo do Campo marcou presença na 2ª Conferência Regional do Trabalho Decente no Grande ABC nesta terça-feira (4/10). Sediado no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em Santo André, o evento contou com exposição do prefeito de São Bernardo, do presidente do Consórcio e prefeito de Diadema, Mário Reali, da diretora da Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT), Laís Abramo, do assessor especial do Ministério do Trabalho, Mário dos Santos Barbosa, do secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Davi Zaia e representantes das entidades regionais, entre outras autoridades.

Com a finalidade de aprofundar o debate relativo aos indicadores do trabalho decente, bem como concretizar as diretrizes estabelecidas na 1ª Conferência, realizada em 2010, essa edição mobiliza a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e as entidades representativas dos Empregadores e dos Sindicatos de Trabalhadores do Grande ABC, com apoio do Governo Federal, Estadual e OIT.

Na ocasião, foram ministradas palestras sobre Desenvolvimento Regional e o Trabalho Decente, Conceito e Trajetória do Trabalho Decente, As Conferências Regionais, Estaduais e Nacionais e ainda a respeito dos preparativos para a 1ª Conferência Estadual, agendada para os dias 24 e 25 de novembro no Memorial da América Latina, em São Paulo, e que terá 70 delegados representando o Estado.

Para o prefeito de São Bernardo, a região vem cumprindo sua missão histórica em prol dessa luta para o mundo do trabalho, mas ainda tem ajustes a serem feitos. "Nosso município foi o primeiro do País a assinar o Decreto Municipal do Trabalho Decente. Por meio desta medida pioneira, o poder público municipal se compromete a garantir melhores condições de vida e de trabalho em todos os serviços e obras públicas contratados. Na cidade, é obrigatório que as empresas que vierem a participar de novas licitações pratiquem efetivamente essas condições", declarou.

Outra importante iniciativa foi a assinatura, em 2010, da ordem instituindo o Programa Vida Nova, que estabelece um conjunto de ações culturais, educativas, de capacitação profissional, de reinserção no mercado de trabalho e social para egressos do sistema penitenciário, bem como adolescentes em conflito com a lei.

Fonte: Foto (Regina Zanke), reportagem (PMSBC)

Prefeitura de São Bernardo lança Rota dos Sabores

Regina Zanke - Mestre de Cerimônia do evento Rota dos Sabores de São Bernardo do Campo
Festival Gastronômico de São Bernardo começa neste sábado

O 1º Festival Rotas dos Sabores de São Bernardo acontece entre 1º a 30 de outubro e envolve cerca de 80 estabelecimentos, que criaram pratos específicos para o festival com preços promocionais. Nesta quinta-feira ( 29/09) a Prefeitura reuniu, no auditório da Cidade das Crianças, os empresários e autoridades para fazer o lançamento oficial do novo evento gastronômico.

“O objetivo do evento, além de promover o turismo e criar novas oportunidades de negócios, é divulgar as cinco rotas gastronômicas da cidade: Rota do Peixe, do Frango com Polenta, dos Petiscos e Aperitivos, do Prato Executivo e Rota da Comida Típica”, disse o secretário Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jefferson da Conceição.

O município possui cerca de 816 estabelecimentos entre bares, restaurantes, lanchonetes, panificadoras. São cerca de cinco mil profissionais desta área. “Convidamos todos, acredito que para as próximas edições o número deve aumentar. A ideia é criar políticas públicas para fomentar ainda mais este setor. Com este evento acreditamos que haverá um crescimento de 20% no faturamento dos restaurantes”, disse Conceição.

O proprietário Gijo’s Restaurante, Juno Rodrigues da Silva afirmou que as expectativas são as melhores. “ Todos acreditam que haverá um giro maior de pessoas, novos clientes, e aumento no faturamento”.

Os participantes terão banners, faixas, jogo americano nas mesas e aventais para os garçons com o logotipo do festival. O prato promocional estará indicado no cardápio, e o desconto varia entre 5% e 50% de desconto.
 
Fonte: Fotos (Regina Zanke), reportagem (Jornal ABCD Maior)

6 de outubro de 2011

São Bernardo amplia grupos de economia solidária

Prefeitura orienta novos segmentos como os da pesca e construção e lança Espaço Solidário

O site do ABCD MAIOR dá sequência à série de matérias sobre as atividades de Economia Solidária na Região. A quinta matéria da série é sobre o apoio aos grupos de São Bernardo

Em São Bernardo são 17 grupos da Economia Solidária, que envolve cerca de 500 pessoas, em diversos segmentos, entre eles artesanato, gastronomia, costura e reciclagem. A Prefeitura deve inserir outros grupos em áreas diferentes, como o de pescadores e as mulheres pedreiras.

“Desde 2010, a Prefeitura possui uma legislação que apoia a economia solidária e assim pode desenvolver projetos e ações para fomentar os grupos. Agora, estamos inserindo um grupo de mulheres da construção civil, pescadores entre outros”, disse diretor de empreendedorismo da CTR (Central de Trabalho e Renda), Nilson Tadashi.

O grupo das mulheres pedreiras surgiu a partir de um curso de capacitação que a Administração ofereceu para 200 mulheres, cerca de seis formaram um grupo e recebem algumas orientações para se consolidar.

Recentemente, a Prefeitura inaugurou o Espaço Solidário para que os grupos tenham um local fixo para comercializar os produtos. “É importante incentivar e criar espaços para que essas pessoas possam se desenvolver e criar autonomia. E estamos sempre discutindo diversas questões no Fórum Municipal da Economia Solidária junto com os grupos, Prefeitura e parceiros. O apoio que a Prefeitura oferece é na gestão, processo de produção, mercado e produto. Auxiliamos a melhorar o processo, estruturamos ações para incentivá-los a crescer cada vez mais. A Economia Solidária está sendo uma alternativa de trabalho para muitos desempregados, dona de casa e jovens, por isso, buscamos ampará-los ao máximo”, disse Tadashi.

Espaço Solidário foi inaugurado com 15 grupos

O Espaço Solidário foi inaugurado em agosto ao lado da CTR (Central de Trabalho e Renda) em São Bernardo. No local 15 grupos de artesãos expõe e comercializam diferentes tipos de produtos. Os valores variam de R$1 a R$80.

Bolsas, panos de pratos, quadros, bijuterias, chinelos, roupas, cachecol, ponche, descanso de panela, chaveiros, sabão estão entre os produtos oferecidos feitos pelos artesãos. O material utilizado para a confecção é diverso, desde recicláveis como óleo de cozinha, madeira e garrafa pet até trabalhos como fuxico, decupagem, bordados, pinturas, patwork, tricô, biscuit. Os valores variam de acordo com a peça, sendo de R$1 alguns chaveiros até R$ 80 um ponche de adulto.

A CTR está localizada na rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro, e o horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h e de sexta-feira das 8h às 15h.

Grupos de São Bernardo

O grupo Arte que Faz tem seis anos e é composto por 45 integrantes entre homens e mulheres com uma faixa etária diversificada. A Fundadora do grupo, Neris Nascimento Pereira, 76 anos, explicou a importância do novo espaço. “O nosso grupo produz itens bem diversos, temos variados artigos de artesanato, cada um produz o que é de acordo com o seu dom ou facilidade. Além da renda extra, é uma terapia para todo do grupo, já que ocupa o tempo, faz-se novas amizades, busca-se o aperfeiçoamento da peças, e nos sentimos úteis e com vida”.

Maria Antonia Lopes Sanches é integrante de um grupo formado há cinco meses no Parque Estoril, composto por quatro pessoas que produzem diversos itens. “O grupo ainda não tem nome. Nós nos juntamos a partir de alguns cursos que fizemos oferecidos pela Prefeitura. Antes, eu, por exemplo, fazia artesanato para amigos e parentes, hoje já conseguimos ter uma clientela. Fazemos peças de patwork, pedrarias, tear entre outros”.

A cooperativa que produz sabão a partir da reciclagem do óleo de cozinha é o Sabão do Selecta, “O trabalho começou com um grupo de mães, e foi crescendo e formamos a cooperativa há um ano formalizada com sete pessoas. Fazemos um trabalho de conscientização com os moradores, recolhemos o óleo de cozinha e fabricamos sabão e pasta de brilho, e vendemos a R$ 2”, disse a presidente Nair Martins Rodriguez.

Atividades

   Reciclagem

Associação Refazendo – 45 associados. Formada em 2001 – maioria mulheres
Participantes: catadores de materiais recicláveis do extinto lixão do Alvarenga e de rua/pessoas em situação de vulnerabilidade sócio-econômica.
Endereço – Rua Batuira, 256, Bairro Assunção

Associação Raio de Luz – 25 associados – Formada em 2001 – maioria mulheres
Participantes: catadores de materiais recicláveis do extinto lixão do Alvarenga e de rua/pessoas em situação de vulnerabilidade sócio-econômica.
Endereço – Rua Guilherme de Almeida 150, Vila Vivaldi

Cooperselecta
Incubada pelo Centro de Formação Padre Léo Comissari
Formada por 20 associados em sua maioria mulheres
Endereço – Rua Padre Leo Comissari


   Artesanato

Associação Arte que Faz – 40 associados – formada em 2005
Participantes: em sua maioria artesãs provenientes dos cursos de artesanato oferecidos pela Prefeitura
Endereço - Rua Aura, 79, Vila Mussolini

Grupo Bioartes

Formado em 2011 por 04 artesãs provenientes do Centro de Referência de Assistência Social do Riacho Grande. O grupo está em fase de entrada de novos participantes.
Endereço de comercialização – Parque Estoril/Espaço Solidário

Grupo Fazendo e aprendendo
Formado em 2010 por quatro artesãs provenientes dos programas sociais da Sedesc
Endereço de comercialização: Rodoviária/Espaço Solidário

Grupo mulheres criativas

Formado em 2010 por 03 artesãs provenientes do Centro de Referência de Assistência Social do Cras Batistini
Endereço de comercialização: Rodoviária/Espaço Solidário

   Alimentação

Parceria Caps – Formado em 2011 por 11 usuários da Saúde Mental
Endereço de comercialização – Feira Noturna do Parque São Diogo e em breve no Espaço Solidário


   Costura

Projeto Costurando o Futuro – Parceria com Fundação VW
Iniciado em 2009 atualmente conta com 15 participantes
Avenida Redenção, 271

Charlote – Incubada pelo Centro de Formação Padre Leo
Atualmente com 07 participantes
Endereço – Rua Padre Leo Comissari


   Agricultura Urbana

Horta do Bairro Assunção
Formada por 05 pessoas – todos homens - aposentados
Rua Francisco Vicentainer a Lado da Fundação Criança, Bairro Assunção

Horta do Parque Selecta
Formada por 07 participantes

Horta da Vilva Vivaldi
Em fase de implantação – 13 pessoas inscritas
Maioria mulheres provenientes do Centro de Referência de Assistência Social da Vila do Tanque

- Fase de implantação de mais três hortas sendo duas na região do Rudge Ramos e uma na Paulicéia que atenderão aproximadamente 30 pessoas, sendo o público prioritário pessoas desempregadas e em situação de vulnerabilidade sócio-econômica.

- Unimáquinas (17 trabalhadores, criada com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC)

- Capatazia dos Pescadores (cerca de 250 pessoas, com o qual temos o projeto com o MPA para Unidade Demonstrativa de Psicultura - 120 pessoas capacitadas, assim que obtivermos a Licença Ambiental).

Fonte: Jornal ABCD Maior

5 de outubro de 2011

Prefeitura de São Bernardo investe em acessibilidade para pessoas com deficiência em busca de emprego

A Prefeitura de São Bernardo do Campo conta com ações em prol da acessibilidade para idosos, pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção. Um dos exemplos é a Central de Trabalho e Renda (CTR), que desde a sua implantação, em dezembro de 2010, se preocupa em oferecer um atendimento apropriado a esse público.

Os candidatos com deficiência auditiva que procuram o serviço, por exemplo, contam com um atendimento apropriado oferecido por uma funcionária especializada na Língua Brasileira de Sinais (Libras), que dá orientação e dicas de serviços e de oportunidades a essa parcela da população. O espaço também foi adaptado com a instalação de elevador para o transporte de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e gestantes.

A CTR, que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, conta ainda com uma equipe totalmente preparada para atender candidatos com outros tipos de deficiência.

A Central de Trabalho e Renda disponibiliza frequentemente vagas para pessoas com deficiência. No momento, há 39 oportunidades de trabalho, entre cargos operacionais, limpeza e produção. Entre as ofertas, figuram 20 vagas de operador de telemarketing sem experiência e 10 de auxiliar de linha de produção, entre outras. O endereço é Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 17h de segunda a quinta-feira, e às sextas-feiras, das 8h às 15h (limite de 300 senhas). O telefone é 4128-1230.

Fonte: PMSBC

Economia solidária amplia leque de áreas na Região do ABC

Um grupo de massagistas deficientes visuais e as mulheres pedreiras compõem um novo grupo de atividade em torno da economia solidária na Região. O empreendedorismo solidário no ABCD vai desde empresas como a exportadora Uniforja, em Diadema, também fornecedora da Petrobras até cooperativas de reciclagem. São Bernardo também é sede da Unisol, central de cooperativas que reúne mais de 500 emprendimentos solidários em todo o Brasil.

Com o apoio do poder público, trabalhadores que buscavam sair da informalidade ou mudar de área de atuação estão crescendo no ABCD desde o início de 2010. Apesar de não haver estudos sobre o giro de vendas e lucro da atividade na Região, o novo modelo de gestão já pode ser uma alternativa para ‘driblar’ o desemprego.

“Considero a Economia Solidária a salvação do capitalismo moderno. Temos diversos exemplos de grupos no exterior que conseguiram se sobressair em período de crise financeira. E é uma alternativa de trabalho mais justo, aonde se reparte os lucros igualitariamente,” explicou o especialista em finanças, Eclerson Pio Mielo.

No ABCD, apenas São Caetano e Rio Grande da Serra não oferecem apoio às cooperativas existentes nos municípios. Ribeirão Pires está mapeando os grupos e deve iniciar os trabalhos de fomento à economia solidária ainda este ano com cerca de seis segmentos. Em Mauá, no início de 2010, a Prefeitura começou a apoiar seis segmentos.São Bernardo possui 17 grupos e Diadema, 11 que contam com o apoio das secretarias municipais. Em cada cidade que tem o apoio da Prefeitura há cerca de 300 pessoas envolvidas com este tipo de atividade, em geral mulheres entre 30 e 50 anos, conforme informações das secretarias municipais. As novidades são várias, em São Bernardo, a Prefeitura inaugurou o Espaço Solidário, aonde grupos podem comercializar os produtos.

Fonte: Jornal ABCD Maior, versão impressa, ANO 6 - Nº 352 - 23 a 26 de setembro de 2011

Programa Cidade de Paz é lançado na região do Montanhão com o plantão do Banco do Povo e da Central de Trabalho e Renda



Membros do Comitê Gestor Cidade de Paz

Plantão do Banco do Povo e da Central de Trabalho e Renda de São Bernardo
O prefeito de São Bernardo do Campo lançou neste sábado (24/9), na região do Montanhão, o programa Cidade de Paz, ação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Governo Federal. A solenidade foi realizada no CREC, na Vila São Pedro e contou com a presença da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, além de autoridades, secretários, vereadores e populares.

"É preciso que a gente enfrente pra valer este debate em torno das drogas e desestimule esse negócio tão lucrativo para os traficantes, não simplesmente com o papel da polícia, mas com a redução de seu consumo de forma efetiva. Queria deixar o meu apelo para que trabalhemos de mãos dadas a fim de melhorar a qualidade de vida da nossa cidade, pois depende somente de nós", pediu o chefe do Executivo.

A secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, elogiou a iniciativa da Administração, além de valorizar ainda mais o projeto ao mencionar a queda dos números da criminalidade nos locais que passaram a contar com o Território da Paz.

Assim como o Bairro Alvarenga, primeira região do município a receber o programa, e que já colheu bons resultados, inclusive com a diminuição do índice de homicídios, o Montanhão agora passa a ser um Território da Paz, e contará com o desenvolvimento de diversos projetos de prevenção à violência. Um deles é o Protejo – Jovens de Fibra, que visa a inserção qualitativa de 150 jovens no território, reintegrando-os em um percurso socioformativo.

Outro projeto importante é o Mulheres da Paz. No ano passado, no Alvarenga, 300 delas atuaram na comunidade divulgando ações de favorecimento à prevenção e redução da violência no bairro, além de encaminhar os menores que sofriam violência doméstica aos programas e serviços existentes.

Redução de homicídios – Um balanço da Administração aponta que em 2008 foram registradas 111 mortes por agressão em São Bernardo. Já no ano seguinte, este número saltou para 114. Entretanto, em 2010, houve significativa queda quando os números apontaram 42 mortes por agressão. No Alvarenga, em 2008, foram computadas 8 mortes, outras 10 em 2009 e apenas duas no ano passado. Já no Bairro dos Casa, foram 5 mortes em 2008 e em 2009, e nenhuma morte por agressão em 2010.

Fonte: Fotos (Regina Zanke), reportagem (PMSBC)

3 de outubro de 2011

Hortaliças sem agrotóxicos voltam a ser comercializadas no Paço Municipal de São Bernardo

Quem passar pela Esplanada do Paço Municipal de São Bernardo do Campo às quintas-feiras, entre 11h e 15h, poderá aproveitar para comprar algumas hortaliças orgânicas, cultivadas sem agrotóxicos, disponíveis na barraca de um dos produtores apoiados pelo programa de Economia Solidária do município. A atividade, que faz parte da Feira de Produtos Agroecologicos da Prefeitura de São Bernardo do Campo, foi retomada nesta quinta-feira (22/9).

A feira estava suspensa desde janeiro, a pedido dos próprios produtores, devido às perdas sofridas nas hortas devido às enchentes daquele período. Com a recuperação da produção, um dos feirantes decidiu voltar a oferecer as hortaliças e leguminosas no Paço Municipal, como já ocorria anteriormente. A iniciativa tem como objetivo apoiar a geração de trabalho e renda e incentivar o consumo de produtos sem agrotóxicos.

Fonte: PMSBC

São Bernardo celebra dia da pessoa com deficiência


Ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo para as pessoas com deficiência

Evento foi realizado no Teatro Elis Regina nesta quarta-feira à noite

A Prefeitura de São Bernardo realizou nesta quarta-feira (21/09), Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, evento comemorativo com entidades que lutam pela inclusão social no município. Realizado no Teatro Elis Regina, o evento contou com cerca de 300 pessoas e teve como principal anfitriã a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Márcia Barral.

De acordo com a secretária, a data deve servir principalmente para firmar a importância das políticas de inclusão e acessibilidade, e também para celebrar os avanços já conquistados na área. “À medida que damos mais instrumentos de participação das pessoas com deficiência dentro da sociedade, entendemos melhor as demandas e também somos mais cobrados. Tudo isso contribui de forma muito positiva para construir aquilo que queremos, que é um governo efetivamente de todos.”

A administração apresentou para a plateia parte das ações da Prefeitura na área, principalmente as iniciativas de Educação Inclusiva, como recursos investidos na acessibilidade das escolas, qualificação de professores, adequação de transporte escolar para deficientes, além das intervenções através das áreas da saúde, esportes, entre outras.

O evento lembrou também a adesão do município, em 21 de setembro de 2009, à campanha ‘Acessibilidade: siga essa ideia’. O termo de adesão à campanha foi assinado pela Prefeitura e organizações do setor e contribui para a elaboração de projetos municipais voltados à área.

Fonte: Fotos (Regina Zanke), reportagem (Jornal ABCD Maior)

Prefeitura de São Bernardo leva Banco do Povo e Central de Trabalho e Renda a vários pontos

A partir desta segunda-feira (19/9), a Prefeitura de São Bernardo do Campo e o Banco do Povo do município passam a oferecer mais um serviço voltado a divulgar os passos necessários para obter o microcrédito e ampliar os negócios. O Banco do Povo fará plantões na Sala do Empreendedor, no andar térreo do Paço Municipal, às segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h, a fim de divulgar todos os serviços oferecidos pela instituição.

O espaço integra o Programa de Gestão Integrada de Desenvolvimento Econômico, Modernização e Acesso ao Crédito da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, conjuntamente com a Secretaria de Modernização Administrativa, e integrado à Rede Fácil - Central de Atendimento ao Cidadão. No local estarão reunidos os serviços de todas as secretarias da Prefeitura responsáveis pela emissão de documentos e licenças municipais, o que imprimirá maior agilidade no atendimento ao segmento.

A Prefeitura também deu início a uma campanha de divulgação sobre o microcrédito junto a fornecedores que já concederam produtos e serviços aos clientes do Banco do Povo, bem como em equipamentos públicos, como escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPA’s), Centros de Referência da Assistência Social (CRASs), Escola Municipal de Educação profissional (Emeps), ginásios esportivos e Subprefeituras, entre outros.

Serviço - O Banco do Povo Paulista de São Bernardo contabilizou até agosto deste ano 111 novos processos, totalizando cerca de R$ 450 mil em empréstimos. O serviço funciona dentro do Poupatempo do município, localizado à Rua Nicolau Filizola, 100, Centro (próximo ao Terminal Rodoviário). O telefone é 2833-8238.

Já a Central de Trabalho e Renda funciona na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a quinta-feira, e às sextas-feiras, das 8h às 15h (limite de 300 senhas). O telefone é 4128-1230.

Fonte: PMSBC

1 de outubro de 2011

Centros públicos de emprego oferecem vagas urgentes

Santo André, São Bernardo e Ribeirão Pires tem 3.946 vagas

Os centros públicos de Santo André, São Bernardo e Ribeirão Pires oferecem 3.496 vagas de empregos para várias áreas operacionais e administrativas. Há oportunidades para pessoas com deficiência e ofertas urgentes. Os empregos são para empresas da Região e municípios vizinhos.

Em Santo André, o CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) oferece 1.996 vagas. As funções com maior quantidade de vagas disponíveis são operador de telemarketing ativo e receptivo, operador de vendas, atendente de lanchonete, auxiliar de cozinha e promotor de vendas.

A CTR (Central de Trabalho e Renda), em São Bernardo, tem 1,2 mil vagas abertas para diversas áreas. O destaque são 422 oportunidades para pessoas com deficiência, além de funções para serem preenchidas para professor de inglês, engenheiro de organização e métodos, técnico de segurança do trabalho, professor de ensino fundamental, mestre de obras e várias áreas operacionais e administrativas.

Em Ribeirão Pires, o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador)tem 400 vagas. Somente para cargos de operador de telemarketing há 300 postos disponíveis. Também há 25 vagas para auxiliar de logística, 25 vagas para repositor, 20 para auxiliar de produção, além de vagas para representante comercial, auxiliar de serviços gerais, entre outras.

Para se cadastrar via internet, basta entrar no site maisemprego.mte.gov.br, acessar a seção dedicada ao trabalhador e preencher ficha de inscrição. Caso se interesse por uma das opções, deve imprimir carta de pré-encaminhamento a ser validada presencialmente no Centro Público antes do encaminhamento para entrevista em empregador potencial. A validação inclui a confirmação das informações prestadas via internet.

Em Santo André há dois endereços: avenida Artur de Queirós, 720, Bairro Casa Branca, e Rua Sigma, 300, Vila Mazzei. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (11) 4979-3699 (11) 4979-3699 e 4979-3615.

A Central de São Bernardo fica na Rua Marechal , 2.316, Centro. Os candidatos devem comparecer ao local com documentos pessoais, das 8h às 17h, de segunda à quinta-feira, e às sextas, das 8h às 15h. Há limites de senhas.

Os interessados nas vagas disponíveis no PAT em Ribeirão Pires devem se cadastrar no atendimento, localizado à Rua Felipe Sabbag, 200, 4º andar – Shopping Garden – Centro.
 
Fonte: Jornal ABCD Maior