O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

25 de agosto de 2013

Feira de Economia Solidária será lançada na Praça da Matriz, em São Bernardo (25/08/2013)



Objetivo do evento é incentivar a comercialização de produtos de empreendimentos solidários

Com foco na comercialização de produtos de empreendimentos solidários, que têm por base princípios como cooperação e inclusão social, São Bernardo irá promover a primeira Feira de Economia Solidária da cidade. O evento será realizado na praça da Matriz, entre 29 e 31 de agosto.

A feira irá expor produtos de economia solidária dos segmentos de artesanato, alimentação, costura, reciclagem, móveis, além dos produtos de hortas urbanas. Entre os empreendimentos expositores, estão a Charlotte, grupo de costura que utiliza material reciclável; Sabão Selecta, que produz  sabão em barra a partir de óleo vegetal usado; New Line, loja de móveis; Companhia das Mulheres, uma cozinha industrial, entre outros.

O diretor de Empreendedorismo, Trabalho e Renda de São Bernardo, Nilson Tadashi, explica que a expectativa é grande por ser a primeira iniciativa do gênero no município, e que o evento deve envolver cerca de 200 pessoas. “Ao comercializar os produtos solidários privilegiamos a todos na Região. Esperamos que os consumidores da rua Marechal Deodoro possam ter acesso ao local e contribuir para o trabalho e renda do ABCD.” 

Também estarão presentes as instituições de apoio ao empreendimento solidário como a Unisol Brasil, Banco do Povo, SBCSOL (Incubadora de Empreendimentos Solidários), Fórum Municipal de Economia Solidária, Consulado da Mulher, CTR (Central de Trabalho e Renda), entre outros. 

O evento vai oferecer oficinas de artesanato gratuitas e apresentações culturais do grupo de teatro Família Fernandes, Nó Cego Companhia de Palhaços e dos violeiros da Pastoral Operária. Na quinta e sexta-feira, a feira funciona das 10h às 18h e no sábado, das 10h às 15. A praça da Matriz está localizada na rua Padre Lustosa, 292, Centro.


Biblioteca solidária
A SBCSOL criou um espaço para estímulo de pesquisas e desenvolvimento de empreendimentos solidários. A biblioteca do empreendedor solidário contém livros, filmes e jogos sobre economia solidária, políticas públicas, cidadania, administração, tecnologia, solidariedade e sustentabilidade. O espaço ainda não tem data para ser inaugurado e é voltado a todos que têm interesse na economia solidária. 

Fonte: Jornal ABCD Maior (25/08/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário