O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

7 de agosto de 2013

Prefeito Luiz Marinho abre seminário sobre economia solidária de São Bernardo do Campo (07/08/2013)


Na tarde desta quarta-feira (7), o prefeito abriu o seminário "Os desafios da comercialização na economia solidária: participação, organização e qualificação". O evento foi realizado na Central de Trabalho e Renda (CTR), no Centro.

No encontro foram debatidos os problemas e as perspectivas para o desenvolvimento do setor, voltada à geração de renda e emprego, além da valorização do ser humano, em pequenos negócios e na autogestão. São Bernardo também apresentou suas ações na área. 

"O objetivo da economia solidária é gerar oportunidades para pais e mães de famílias que estão excluídos do mercado de trabalho. O poder público deve buscar condições de construir um processo gradativo de inclusão dessas pessoas na economia da cidade", disse o prefeito.

Ao longo da tarde, os participantes assistiram palestras de Valmor Schiochet, diretor de estudos e pesquisas da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério de Trabalho e Emprego, Marcelo Rodrigues, diretor da Unisol Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários), e Ari Aloraldo do Nascimento, diretor da Conexão Solidária, iniciativa da Agência de Desenvolvimento Solidário que tem como principal objetivo conectar produtores e consumidores.

"É mais um passo importante para a economia solidária, que já é uma realidade no Brasil. É um desafio inserir o setor em grandes mercados e comercializar seus produtos com grandes empresas", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET).

O prefeito lembrou que São Bernardo cumpre a lei federal 11.947, de 16 de junho de 2009, que determina que, no mínimo, 30% do recurso repassado aos municípios pelo Fundo Nacional de Educação (FNDE) deve ser utilizado para aquisição de produtos da agricultura familiar ou do empreendedor familiar.

O trabalho da Prefeitura é voltado à agricultura familiar. A ideia é que, além de proporcionar um alimento fresco com maior qualidade para as crianças das escolas municipais, a cidade incentive a geração de renda dos agricultores locais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário