O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

5 de agosto de 2013

Incentivo à agricultura orgânica e agroecologia é tema de seminário em São Bernardo do Campo (05/08/2013)

Incentivar a agricultura orgânica por meio do apoio aos pequenos produtores é um dos objetivos do Seminário Municipal de Agricultura Orgânica e Agroecologia com base na Economia Solidária de São Bernardo do Campo e Região, realizado nesta segunda-feira (5/8), no auditório da Cidade da Criança. O evento reuniu agricultores urbanos e periurbanos - de regiões próximas às cidades - do Grande ABC, associações e cooperativas de agricultores, distribuidores de produtos orgânicos, organização de consumidores e população em geral.

A iniciativa é da coordenadora da Frente Parlamentar pela Agricultura Orgânica e Desenvolvimento da Agroecologia do Estado de São Paulo, deputada estadual Ana do Carmo, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura e Câmara Municipal de São Bernardo do Campo.

Para a deputada Ana do Carmo, é necessário popularizar a produção orgânica, de forma a tornar esses alimentos livres de agrotóxicos mais acessíveis para a população em geral. "Estamos empenhados nessa luta, pois o consumo de alimentos com agrotóxicos prejudica não só o meio ambiente como também nossa saúde. É necessário que as pessoas compreendam a importância do tema para termos apoio não só dos governos, mas da população", ressaltou.

Segundo o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, esse debate é um compromisso do governo municipal, que nos últimos anos tem incentivado a agricultura orgânica familiar. "Nosso desafio é ampliar o número de hortas comunitárias e de agricultores, além de promover a qualificação desses produtores na cidade", afirmou.

Por meio do programa Hortas Urbanas, São Bernardo do Campo apoia cerca de 17 famílias responsáveis pela produção de sete hortas na cidade. A finalidade é prover uma horticultura sem uso de agrotóxicos e defensivos ou insumos químicos, incentivando o autoconsumo e, com o excedente da produção, a geração de renda por meio da comercialização de produtos agroecológicos.

Outro destaque é que o município foi o primeiro da região metropolitana de São Paulo a cumprir a lei federal 11.947 para a refeição servida aos estudantes. A legislação determina que, no mínimo, 30% dos recursos repassados aos municípios pelo Fundo Nacional de Educação (FNDE) devem ser utilizados para aquisição de produtos da agricultura ou do empreendedor familiar. 

Este ano, a Prefeitura de São Bernardo do Campo também iniciou o debate para a formação de uma associação com vistas a agregar e ampliar a produção e a criação de hortas orgânicas no município.

Seminário – O encontro, que se estenderá durante todo o dia, contará com a participação da secretária de Educação de São Bernardo do Campo, que falará sobre a política pública de alimentação escolar no município, além de representantes do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Incubadora de Empreendimentos Solidários de São Bernardo do Campo e da Articulação Paulista de Agroecologia (APA). 

Entre os temas abordados estão a exploração das potencialidades da produção orgânica local e regional; o estímulo à conversão para produção de orgânicos; apresentação de caminhos e os incentivos propostos pelos programas dos governos federal, estadual e municipal; além da discussão das possibilidades de comercialização em âmbito regional.

Fonte: PMSBC (05/08/2013)
http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=10247&qt1=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário