O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

29 de setembro de 2014

Café com Prosa aproxima empresários da Central de Trabalho e Renda de São Bernardo

Café com Prosa aproxima empresários da  Central de Trabalho e Renda de São Bernardo
A Central de Trabalho e Renda (CTR), agência pública de emprego de São Bernardo do Campo, promoveu o Café com Prosa com empresários da região na manhã desta quarta-feira (24), na sede da entidade, no Centro. O secretário de Administração da Prefeitura desenvolveu palestra com o tema "Empresa e Poder Público". 

O evento foi o segundo realizado com o objetivo de estreitar relações, apresentar o papel da CTR e os serviços disponíveis. O primeiro aconteceu no início de setembro e teve como tema "Reconhecimento, Incentivo e Remuneração", palestra proferida pela professora Andrea Duarte Leite, coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Metodista. Nos dois encontros participaram cerca de 180 pessoas. 

O secretário ressaltou a importância de os empresários utilizarem os serviços públicos para o desenvolvimento das empresas. A CTR faz intermediação de mão de obra e promove cursos de qualificação, entre outros serviços. "Os empresários não precisam contratar empresas particulares, têm tudo isso a custo zero", explicou. Segundo o secretário, a Prefeitura tem pelo menos 300 contratos em andamento com empresas da região que, certamente, podem utilizar os serviços da Central. 

Antonio Valdir Trombeta, presidente do SindRoupas, disse que o setor de confecção é formado por diversos segmentos da área, como moda, estilista e, portanto, absorve vários tipos de mão de obra. "Precisamos de agilidade na contratação, além de qualificação, e a CTR nos oferece isso", acrescentou. O sindicato tem uma base de aproximadamente 300 empresas associadas no ABC, que geram cerca de cinco mil empregos. 

O empresário coordena o grupo VIC (Vestindo e Investindo na Confecção), composto por 22 empresas que participam do APL (Arranjo Produtivo Local) Têxtil e Confecções, coordenado pela Prefeitura de São Bernardo.

CTR – A Central foi inaugurada em 2010 em parceria entre a Prefeitura de São Bernardo e o Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Até agosto de 2014, a CTR realizou 65.663 atendimentos, captou 51.790 vagas, encaminhou 127.220 candidatos para entrevistas, fez 12.547 habilitações de seguro desemprego, emitiu 5.944 carteiras profissionais e inseriu 15.493 pessoas no mercado de trabalho. 

Atualmente, a Central tem 990 empresas ativas e 255 vagas em aberto. São oportunidades que exigem desde o Ensino Fundamental incompleto ao Ensino Médio completo. Estão disponíveis vagas para motoboy, alinhador de pneus, operador de forno metalúrgico, costureira de máquina em geral e em série, auxiliar técnico eletrônico e mecânico de manutenção de máquinas em geral. Também há 22 vagas para pessoa com deficiência (PCD), cinco vagas para assistente de vendas, três para auxiliar administrativo, duas para auxiliar de limpeza,10 para auxiliar de produção e duas para cobrador de transporte coletivo.


Fonte: Jornal ABCD Maior (24/09/2014)
http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=11701&qt1=0 

Nenhum comentário:

Postar um comentário