O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

25 de setembro de 2014

Feira reúne alimentos orgânicos de hortas urbana de São Bernardo do Campo

Hortas orgânicas em São Bernardo geram renda para 16 famílias. Foto: Rodrigo Pinto
A comercialização das verduras produzidas por moradores é realizada na CTR (Central de Trabalho e Renda), no centro da cidade

A CTR (Central de Trabalho e Renda) de São Bernardo é conhecida por dispor de centenas de vagas de emprego toda semana, além de cursos de qualificação profissional. O espaço agora reúne produtores da agricultura familiar em uma feira de alimentos orgânicos.

A comercialização ocorre às sextas-feiras, das 10h às 15h, com verduras e legumes frescas de hortas urbanas nos bairros Batistini, Baeta Neves, Rudge Ramos, Farina, Vivaldi e Selecta.

A iniciativa pretende aumentar o acesso e consumo de alimentos cultivados sem agroquímicos e gerar renda para 16 famílias participantes. De acordo com o diretor da CTR, Nilson Tadashi, o projeto é voltado para toda a população com objetivo de ampliar a produção local. “Quanto mais pessoas consumindo,  aumentamos a capacidade de produção dos agricultores e gerar renda, trabalho e qualificação a famílias em situação de vulnerabilidade social”, aponta.

É o caso de Manoel Salvino de Souza, de 66 anos, que após se aposentar viu na horta urbana uma oportunidade de voltar às origens rurais e se manter ativo. “Trabalhei na roça por muitos anos no interior de Minas Gerais, agora voltei a fazer o que realmente gosto. [A renda] ajuda em casa, além de fazer bem para a minha saúde. Cuidar das plantas é uma terapia”, comenta o agricultor.

Para Jesuíno Viano dos Santos, de 85 anos, é gratificante poder melhorar a qualidade das refeições das pessoas. “Não precisa usar produtos, basta conversar com as plantas e tratar todas bem que elas crescem com saúde”, revela descontraído. 

A moradora de Diadema Marli Nogueira Avanzo é consumidora das verduras. “Compro a cada 15 dias e a durabilidade dos alimentos é impressionante”, comenta. A aposentada Maria Luiza Lorenz leva a neta para conhecer a horta e ensina a importância de mudar certos hábitos alimentares. “É muito fácil encontrar produtos industrializados, cheios de conservantes. Bom é ter a oportunidade de comer verduras e legumes frescos, sem química, que prejudicam a saúde”, explicou.

As compras podem ser feitas diretamente nas hortas, mas com o espaço disponível na CTR é possível encontrar maior diversidade de produtos orgânicos. Os alimentos custam, em média, R$ 3. A Central fica na rua Marechal Deodoro, 2.316, no Centro. 

Quem preferir comprar diretamente nas hortas, seguem abaixo os endereços:

Horta Saúde e Vida
Rua Francisco Vicentainer, 910. Bairro Assunção

Horta dos Vianas
Rua dos Vianas, 1.366. Bairro Baeta Neves
Horta Orgânica Nutritiva
Avenida Pedro Mendes, s/n°. Bairro: Parque Selecta II
Horta Caminho do Mar
Avenida Caminho do Mar, 1.682. Bairro: Rudge Ramos
Horte Sapucaí
Rua Sapucaí, 100. Bairro: Vila Vivaldi
Horta Baeta II
Rua dos Vianas, 2.101. Bairro: Jardim Farina
Horta Associação Santo Inácio
Rua das Flores, 1.000. Bairro: Batistini


Fonte: Jornal ABCD Maior (11/09/2014)
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=61681

Nenhum comentário:

Postar um comentário