O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

2 de julho de 2010

Criação de Peixes na Represa Billings - Parceria da Prefeitura de São Bernardo com o Governo Federal (02/07/2010)


Fonte: Jornal ABCD Maior

Uma iniciativa do Ministério da Pesca e Aquicultura vai permitir que pescadores da represa Billings, no Riacho Grande, São Bernardo, adquiram conhecimento voltado à produção de peixes para comercialização. Mais de R$ 440 mil serão utilizados para a instalação de tanques-rede, compra de insumos e alevinos e material didático para capacitação. A unidade demonstrativa de piscicultura vai capacitar mais de 120 pessoas a partir do próximo ano, quando o projeto será efetivamente implantado.

A ação faz parte de ação conjunta entre o governo federal e a Prefeitura de São Bernardo. O anúncio da criação da unidade será feito neste sábado (03/07), durante a 2ª Festa do Pescador Profissional (a partir da 15h na estrada Rio Acima, 5.930, no Pós-Balsa).
Serão 40 tanques-rede, utilizados para abrigar os alevinos enquanto não adquirem peso ideal para abate. A produção não será comercializada durante o primeiro ano do projeto. Os resultados da criação serão utilizados na capacitação dos pescadores. A qualidade da água, da carne e a utilização correta do insumo (como a ração) servirão para ajudar os pequenos pescadores a compreender a comercialização da carne do pescado. Serão utilizados alevinos de tilápia na criação.
A representante da Colônia dos Pescadores, Vanderleia Rochumback, disse que os pescadores estão animados com a ação: “Vamos ter uma oportunidade de melhorar a pescaria. Hoje o pescador vai para a represa e não sabe se vai voltar com peixe. A situação é diferente com a criação em tanque”.
O vereador Paulo Dias (PT) afirmou que esse é o primeiro passo para efetivar a produção comercial de peixe no Riacho Grande. O legislador é uma das autoridades que defendem os pescadores e falou que outros projetos podem ser colocados em prática na região. “A ideia principal era criar até um frigorífico de pescado. Essa iniciativa vai oferecer experiência para os pescadores participarem de outros projetos”, afirmou o vereador.

Cursos
Durante 2011, os participantes da unidade demonstrativa vão participar de cursos como
tecnologia de produção, gestão de pequenos empreendimentos e beneficiamento da carne.
Os tanques terão volume de seis metros cúbicos. A contratação do efetivo de capacitação será feita pela Prefeitura.
De acordo com o Ministério da Pesca, o País hoje produz mais de um milhão de toneladas/ano de pescado, o que gera um PIB (Produto Interno Bruto) pesqueiro de R$ 5 bilhões. A atividade ocupa 800 mil profissionais entre pescadores e aquicultores, e promove 3,5 milhões de empregos diretos e indiretos, de acordo com o plano do ministério Mais Pesca e Aquicultura, de desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário