O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

21 de julho de 2010

Verduras livres de agrotóxicos em São Bernardo do Campo (21/07/2010)




Fonte: Jornal Bom Dia

Hortas comunitárias de São Bernardo produzem os chamados orgânicos, geram trabalho e renda para famílias carentes

Os benefícios que legumes e verduras fazem à saúde não são segredo para ninguém. Mas se os vegetais puderem ser cultivados sem agrotóxicos, melhor ainda.
Para promover a educação alimentar, resgatar a cultura de cultivar o próprio alimento e aproveitar melhor os terrenos ociosos da cidade, São Bernardo do Campo mantém hortas comunitárias orgânicas, onde são produzidos alimentos sem o auxílio de inseticidas e outros produtos químicos.
A produção de brócolis, escarola, couve, almeirão, cebolinha, salsinha, coentro, acelga, beterraba, rúcula, repolho, alface, cenoura, abobrinha, quiabo, pepino e outras hortaliças é destinada a escolas, hospitais municipais e ao consumo da própria vizinhança.
O agricultor Manoel Salvino de Souza, 62, conta que no bairro Assunção, onde fica a horta Saúde e Vida (rua Francisco Vicentainer, 910), tem gente que faz compra para a família toda: “Os vizinhos compram até pra levar pra São Paulo, e comentam que as verduras e legumes produzidos aqui têm um sabor diferente e duram mais, pois são orgânicos. Até o adubo que usamos é natural.”
Ele e outros produtores de mais três hortas se reúnem uma vez por semana no Paço Municipal de São Bernardo para fazer a “feirinha orgânica”, toda quinta-feira, das 11h às 16h.
Outra finalidade das hortas comunitárias é gerar trabalho e renda para famílias carentes da cidade.
O projeto inclui a preparação de quatro novas áreas de plantio em diferentes bairros, que são administradas inicialmente por um grupo de 50 pessoas, incluindo moradores de rua, contratadas como frente de trabalho com remuneração mensal de R$ 500,00.
O Paço de São Bernardo, local da “feirinha”, fica na Praça Samuel Sabatini, 50, no centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário