O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

3 de julho de 2010

Pescadores do Riacho Grande terão tanques para criar peixes (03/07/2010)




Fonte: Fotos e reportagem (Jornal ABCD Maior)


Unidade demonstrativa de piscicultura inovará trabalho de quem vive da pesca em São Bernardo


Foi anunciada neste sábado (03/07), durante a 2ª Festa do Pescador Profissional, a criação da unidade demonstrativa de psicultura. A iniciativa do Ministério da pesca e Aqüicultura vai permitir que pescadores da represa Billings, no Riacho Grande, São Bernardo, adquiram conhecimento voltado à produção de peixes para comercialização.



A ação, que faz parte de uma parceria entre o governo federal e a Prefeitura de São Bernardo irá capacitar 120 pessoas a partir de 2011. De acordo com Ronaldo Tadeu Ávila, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo municipal, R$ 440 mil serão utilizados na instalação de tanques-rede, compra de insumos e alevinos (peixes utilizados no começo do processo) e material didático para capacitação.



"Serão 40 tanques de 16 m³. O recurso já foi liberado, a experiência será iniciada em novembro deste ano. Esperamos que com isso surja uma cadeia de produção, um trabalho feito em moldes de cooperativa pelos pescadores", disse.



O anúncio da implantação da unidade no Riacho Grande foi recebido com alegria, conforme relatou a representante da Colônia dos Pescadores, Vanderleia Rochumback. "Essa medida vai ajudar o pescador a valorizar e melhorar as condições de seu trabalho. Com os tanques, poderemos nos programar e nos organizar melhor", disse.



Vanderleia vem de uma família de pescadores. São gerações inteiras vivendo da pesca. Avós, pais, ela, e agora, a filha. De acordo com a representante, os mais velhos têm um pouco de resistência em acreditar em novos métodos de pesca que não o tradicional: jogar a rede e recolher no outro dia sem saber se estará vazia ou cheia. "Já o mais novos ficam inseguros de serem pescadores por conta da instabilidade, mas com os tanques saberemos exatamente o quando teremos de peixe e como iremos comercializá-los. Pode-se dizer que a medida ajuda a preservar a profissão", explicou.



O secretário de Governo de São Bernardo, José Albino considera a medida um grande incentivo aos pescadores da Região. "O projeto é como uma fazenda de criação de peixes, vai trazer renda, empregos e fortalecer o setor na Região. Será importante para as famílias e também para o município", afirmou.



A 2ª Festa do Pescador Profissional contou com diversas barracas de comes, bebes e artesanatos, além de apresentação de quadrilha, grupos folclóricos e também musicais. Nem o frio que fazia desanimou os participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário