O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

26 de julho de 2010

Prefeito de São Bernardo anuncia projeto para transformar lixo em energia (26/07/2010)


Fonte: PMSBC

O prefeito de São Bernardo do Campo apresentou na tarde desta segunda-feira (26/7), durante coletiva de imprensa, o projeto para o Sistema de Processamento e Reaproveitamento de Resíduos (SPAR), integrado à Usina de Recuperação de Energia (URE), conhecida popularmente como "Usina Verde" e que produzirá até 30 MWh, o suficiente para abastecer uma cidade com cerca de 300 mil habitantes.
Empreendimento orçado em R$ 220 milhões e feito por meio de Parceria Público Privada (PPP), o projeto será o primeiro do País a estabelecer em um único espaço a destinação correta de todo tipo de material, que vai desde resíduos orgânicos a materiais de fácil reciclagem. A expectativa é que as obras iniciem em 2012.
O projeto será implantado junto ao antigo Lixão do Alvarenga e ocupará uma área de 30 mil metros quadrados. Atualmente, a cidade gasta R$ 14 milhões por ano para descartar seus resíduos no aterro Lara, em Mauá. Com o sistema de processamento, os custos cairão pela metade.
O local funcionará como parque de reaproveitamento do lixo e incineração, ou seja, todo tipo de material poderá ser reciclado, inclusive com a produção de energia por meio da incineração. Essa energia limpa poderá ser comercializada no mercado empresarial ou até mesmo aplicada para redução de custos, por exemplo, na iluminação pública.
O biogás produzido pelos resíduos orgânicos também será queimado e utilizado para gerar energia elétrica. Por fim, o subproduto desse processo poderá ser transformado em adubo por meio do processo de compostagem.
Nos próximos dias será disponibilizada no site da Prefeitura uma consulta pública onde os interessados em conhecer um pouco mais o projeto poderão fazer suas criticas e sugestões. Somente após a avaliação da Prefeitura dessas contribuições, o edital de convocação da empresas que desejarem participar será lançado.
Cerca de 650 toneladas de resíduos são recolhidas por dia na cidade. Com o novo sistema, será possível processar mil toneladas de resíduos diariamente. "Atualmente, reciclamos 1% dos materiais. Com o sistema de reaproveitamento de resíduos, pretendemos reciclar no mínimo 10%, além de criar mais quatro centrais de reciclagem, onde o trabalho das cooperativas será ampliado", comentou o chefe do Executivo.
A proposta da Administração é estabelecer uma nova gestão e manejo integrado de resíduos no município. Entre as ações propostas pela Administração, figura a criação de uma rede de Ecopontos interligada a pontos de entrega voluntária de materiais, entre os quais estão os recicláveis, resíduos volumosos e resíduos da construção civil de pequena monta.
Cooperativa – Uma das mais recentes iniciativas da Prefeitura para incentivo à reciclagem foi a constituição da primeira cooperativa de reciclagem de lixo de São Bernardo do Campo, a Reluz, resultado da união dos Centros de Ecologia e Cidadania Refazendo, do Bairro Assunção, e Raio de Luz, na Vila Vivaldi, compostas por ex-catadores que até 2001 buscavam seu sustento no lixão do Alvarenga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário