O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

14 de julho de 2010

São Bernardo do Campo quer novo sistema de reciclagem (14/07/2010)



Fonte: Foto (arquivo pessoal), reportagem (Jornal ABCD Maior)

Cidade terá coleta de resíduos da construção civil e pontos para a destinação e reciclagem do lixo

A Prefeitura de São Bernardo anunciou que vai implementar um sistema de reciclagem de lixo na cidade, que envolverá desde o trabalho dos coletores de material reciclável até a incineração de resíduos. O projeto será executado durante a gestão do prefeito Luiz Marinho (PT), mas ainda não tem data prevista para começar. Entre as ações que a Administração pretende executar dentro do plano de saneamento ambiental está a coleta de resíduos da construção civil e a instalação de "ecopontos" para a destinação e reciclagem do lixo.
As ações foram divulgadas, nesta terça-feira (14/07), durante encontro na Prefeitura de São Bernardo para a apresentação aos representantes do setor produtivo de aspectos relacionados ao saneamento ambiental do município. Um dos coordenadores do projeto, o secretário de Planejamento Urbano e Ação Regional, Alfredo Luis Buso, afirmou que a Administração já realizou o levantamento da situação ambiental do município, com destaque para o diagnóstico da geração de resíduos sólidos.

O plano de saneamento ambiental será executado nos próximos 30 anos e algumas ações serão realizadas a curto e médio prazo. Para Buso, um dos maiores desafios da cidade é a coleta de esgoto. Hoje, São Bernardo coleta 60% dos efluentes, mas trata apenas 20%. Neste aspecto, serão abordadas diretrizes para a universalização do tratamento de esgoto. A Administração também irá rever o contrato com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A proposta é montar uma agência reguladora com as concessionárias de água e esgoto.

O evento desta teça-feira foi preparatório para a Primeira Conferência Municipal de Saneamento Ambiental, prevista para acontecer no dia 24 de julho. Neste dia, serão finalizadas e aprovadas as diretrizes do plano de saneamento ambiental. O estudo sobre a situação do meio ambiente da cidade teve como parceira a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. “Dentro dessas diretrizes está o abastecimento de água do munícipe e das indústrias, além da drenagem, que envolve diretamente a questão das enchentes”, afirmou o Buso.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo, Jefferson José da Conceição, existe uma lei aprovada em 2007 que determina a elaboração de um plano municipal de saneamento ambiental. “São Bernardo, de maneira inédita, está dialogando com a sociedade, visando constituir esse plano. Ele é muito importante do ponto de vista do desenvolvimento econômico, porque envolve o sistema de drenagem e resíduos, que afeta bastante a indústria, comércio e serviços”, avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário