O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

8 de janeiro de 2011

Central de Trabalho e Renda de São Bernardo dispõe de mais de mil vagas

















Fonte: PMSBC

Inaugurada há menos de um mês, a Central de Trabalho e Renda (CTR) da Prefeitura de São Bernardo do Campo já oferece 1.059 vagas de emprego e conta com 95 empresas cadastradas para a oferta de trabalho. Além disso, 892 pessoas já inscreveram seus currículos na Central e 268 foram encaminhados para passar por processos seletivos. Em média, 110 candidatos circulam pelo local de segunda a sexta-feira.
Os setores de serviços e indústrias do Grande ABC estão entre os maiores agentes empregadores. As maiores oportunidades são para as vagas de operador de telemarketing ativo (200), alimentador de linha de produção (80), ajudante de carga e descarga (40). Atualmente, a Central está com várias ofertas de trabalho para um hipermercado em áreas como caixa de supermercado, repositor, frentista, fiscal de lojas, atendente de farmácia e de balcão, auxiliar de manutenção e auxiliar técnico de refrigeração.

Para o diretor da Central, considerando o pouco tempo de funcionamento, a oferta de mais de mil vagas disponíveis representa número bastante considerável. "Nossas salas de seleção estão reservadas pelos empregadores durante todo este mês para entrevistas. Outro aspecto positivo é que, além do cadastramento do trabalhador com os dados pessoais e profissionais, os atendentes abrem na hora as telas dos computadores e identificam se há uma vaga disponível na cidade, bem como em Mauá e São Paulo, cujos centros públicos de emprego estão interligados ao nosso sistema", explicou.

Diadema deve ser a próxima a se conectar com a Central de São Bernardo por meio do Sistema Nacional de Emprego (SINE) do Governo Federal. Por intermédio da municipalização do sistema, o candidato já sai da CTR de São Bernardo munido de uma carta de encaminhamento para a empresa.

Também a partir do segundo semestre está prevista a implementação de terminais de autoatendimento que possibilitarão a efetuação do cadastro dos usuários sem a necessidade de passar pelos atendentes. Está em avaliação ainda junto ao Ministério do Trabalho e Emprego a constituição de uma central móvel para atender os bairros mais distantes, a fim de realizar o cadastramento de desempregados para seguro-desemprego, colocação no mercado de trabalho e emissão de carteira de trabalho.

O equipamento funciona na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro, endereço pensado estrategicamente de modo a facilitar o acesso dos usuários. Sua implementação foi possível mediante convênio firmado entre a Administração e o Governo Federal (Ministério do Trabalho e Emprego), e consumiu investimentos da ordem de R$ 4,5 milhões.

O espaço desenvolve ações como captação de vagas junto às empresas; cadastramento dos trabalhadores desempregados; cruzamento de dados; habilitação do seguro-desemprego; além dos cursos de qualificação para os trabalhadores. Também é possível dar entrada e receber o seguro-desemprego por meio do correspondente bancário CAIXA AQUI da Caixa Econômica Federal (CEF), disponível no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário