O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

4 de maio de 2010

Cooperativa Cooperselecta é formalizada (04/05/2010)


COOPERSELECTA - Cooperativa de Prestadores de Serviço Ambiental, Coleta e Reciclagem de Óleos


Fonte: Foto (Secom), reportagem (Jornal Estação Notícia)

Criada para empregar aposentados, jovens fora do mercado de trabalho e donas-de-casa dispostas a aumentarem a renda familiar, a Cooperselecta (Cooperativa de Prestadores de Serviço Ambiental, Coleta e Reciclagem de Óleos), responsável pela produção do sabão Selecta, foi formalizada junto à cidade de São Bernardo. Com a regulamentação, a expectativa é aumentar as vendas e disseminar a cultura da reciclagem do óleo de cozinha.
A entidade, formada por moradores do Parque Selecta, Jardim Silvina e Vila São José, colhe o óleo vegetal e o transforma em sabão para que o produto não seja despejado convencionalmente, contaminando rios e lençóis freáticos.
Ambientalistas dizem que um litro de óleo é capaz de comprometer a pureza de um milhão de litros de água.
A formalização foi assinada nesta segunda-feira (3), juntamente com as secretarias de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo, de Gestão Ambiental e de Saúde. “Nosso acompanhamento é importante por ser uma atividade que envolve preservação ao meio ambiente e geração de trabalho e renda. A Vigilância Sanitária, juntamente com a Gestão Ambiental, orienta nas questões de armazenamento e manuseio durante a produção. Nós fomentamos o desenvolvimento, os inserindo em oportunidades de comercialização”, explicou Nilson Tadashi Oda, diretor de Empreendedorismo, Trabalho e Renda da prefeitura.
Segundo a presidente da Cooperselecta, Nair Martins Rodrigues, a expectativa é incrementar o comércio do sabão Selecta, que atualmente é vendido em 36 pontos da região, além de ser comercializado porta a porta por 15 cooperativados. “Antes tínhamos um mercado limitado, com distribuição reduzida aos bairros vizinhos. A partir desse momento nós poderemos aumentar a comercialização”.
A iniciativa tem também o apóio do Senai, Sebrae, Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol), Fundação Banco do Brasil e Cooperforte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário