A Central de Trabalho e Renda (CTR) da Prefeitura de São Bernardo do Campo é única da Grande São Paulo a contar com um sistema difereciado de distribuição de senhas, o SGA Livre, ou Sistema de Gerenciamento do Atendimento. Baseado em tecnologias de software livre (Linux) e de código aberto, o sistema teve custo zero e o único investimento necessário foram dois computadores.
De acordo com o responsável pela área de informática e implantação de sistemas da CTR do município, por meio do SGA é possível gerenciar filas e fluxo de atendimento em quaisquer tipos de empresas ou organizações que prestam serviço de atendimento presencial. "Além da vantagem do custo zero, passamos a contar com o controle de filas de atendimento por intermédio de emissão de senhas e chamada através de painéis, com a triagem prévia das demandas", explica.
Os maiores beneficiados são idosos e pessoas com deficiência auditiva ou visual, já que o sistema emite instruções tanto por escrito (na tela do micro) quanto em áudio.
Facilidade - Ao gerenciar o fluxo de atendimento, o sistema apresenta uma série de recursos que auxiliam na gerência e administração, uma vez que o programa fornece uma diversidade de informações importantes via relatórios, estatísticas e gráficos referentes ao atendimento.
É possível obter estatísticas e tempos médios de atendimento por atendente, por período e por guichê, entre outras e esses dados possibilitam aos gestores planejar, acompanhar e agilizar o atendimento aos usuários.
Entre os serviços oferecidos na Central constam captação de vagas junto às empresas, o cadastramento dos trabalhadores desempregados, o cruzamento de dados, a habilitação do seguro-desemprego e cursos de qualificação, entre outros.
A Central de Trabalho e Renda está localizada na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 17h de segunda a quinta-feira, e às sextas, das 8h às 15h, com limite de 300 senhas. O telefone é 4128-1230.
Fonte: PMSBC
Fonte: PMSBC
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