Peças de artesanato produzidas pelas Artesãs pela Paz: Arte e Conhecimento |
Nó Cego Cia. de Palhaços - grupo incubado pela Incubadora de Empreendimentos Solidários de São Bernardo do Campo, dentro do Programa de Geração de Trabalho e Renda Economia Solidária |
Participaram do encontro associações de moradores, lideranças comunitárias, representantes da Prefeitura de São Bernardo do Campo, Agentes de Leitura, Mulheres da Paz e Jovens do Protejo, essas dois últimos são ações do Cidade de Paz .
De acordo com diretora do Departamento de Políticas Preventivas da Secretaria de Segurança Urbana, Lígia Daher, o Fórum, que foi realizado a primeira vez em 2012, tem o objetivo de criar um espaço permanente de diálogo entre a comunidade, entidades parceiras e poder público. "Também é por meio desse canal que conseguimos desenvolver outros projetos e ações importantes para a promoção de uma cultura de paz na cidade", afirmou.
Alguns dos resultados do Fórum são o Festival Esportivo e Cultural Cidade de Paz em Ação; Artesãs pela Paz: Arte e Conhecimento; Biblioteca Comunitária do Ponto de Cultura; o 1º Encontro do Cidade de Paz de Prevenção de Álcool e outras Drogas; Dedinho de Prosa; Território Jovem; e o Mutirão Conviver, cuidar, limpar e brincar na Vila.
Todas essas iniciativas têm em comum a forte parceria entre poder público e comunidade e o objetivo de incentivar uma cultura de paz na cidade.
Durante o Fórum, foram realizadas apresentações do Ballet da Associação da Vila Esperança, show com os palhaços do Nutrarte, entre outras atrações.
Um dos pontos altos foi a atividade Guarda-ações e sonhos do Cidade de Paz para 2014, uma ação onde os participantes do Fórum Local deixaram suas sugestões e intenções para as próximas atividades. Também houve apresentações de samba e pagode com o Grupo Sorriso Negro.
Nova Cultura - O Cidade de Paz é um programa da Prefeitura de São Bernardo que concentra em regiões da cidade, durante determinado período, projetos e ações que fomentam a inclusão, o diálogo e a participação.
Por meio de um processo de governança cooperativa, que reúne atores públicos e sociais, fortalecendo as redes locais e os vínculos de sociabilidade e solidariedade, o programa previne a violência e promove a cultura de paz.
O programa teve início em 2010 no Território Alvarenga. Em 2011, começou a ser desenvolvido no Território Montanhão (Vila Esperança, Vila São Pedro e Jd. dos Químicos). O próximo local a receber a iniciativa é o Silvina.
O primeiro passo para sua instalação é a articulação da rede local e o processo seletivo para as ações do Cidade de Paz, como o programa Mulheres da Paz, que capacita lideranças comunitárias para atuar na intermediação de conflitos em sua comunidade, como brigas entre vizinhos.
http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=10623&qt1=0
Nenhum comentário:
Postar um comentário