O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

17 de agosto de 2011

CTR de São Bernardo oferece palestra sobre orientação profissional














Palestras são gratuitas e destacam a importância da apresentação profissional

Candidatos a uma vaga de trabalho agora dispõem de um reforço extra na hora de ingressar no mercado profissional. A Central de Trabalho e Renda de São Bernardo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, acaba de iniciar um ciclo de palestras semanais com o tema Orientação Profissional, destinadas ao público que comparece diariamente na unidade para se cadastrar.

Realizadas às terças e quartas-feiras no período da manhã, com duração de até uma hora e meia, turmas de até 20 pessoas, as palestras são ministradas pela psicóloga da CTR, Elisete Pedro Pereira, e enfocam a importância da apresentação profissional e pessoal, como se comportar em um processo seletivo e a maneira adequada de se elaborar um currículo.

A primeira impressão é sempre visual, por isso, a profissional ressalta a importância de se escolher sempre roupa apropriada e profissional. “Na dúvida, é preferível usar uma roupa social preta ou escura, discreta, e manter uma aparência limpa e organizada. Para as mulheres, as maiores dúvidas são sobre o vestuário, cabelo, unhas e maquiagem. Já os homens questionam mais a respeito da confecção do currículo e a pretensão salarial”, explica Elisete.

Públicos de diferentes idades têm frequentado as palestras e todos trazem dúvidas que vão desde a necessidade de se elaborar um currículo, no caso de quem procura o primeiro emprego, ao conteúdo e padrão do documento, nesse último caso, aqueles que têm bastante experiência. Pensando nisso, a psicóloga adotou uma estratégia: preparar o currículo junto com o futuro empregado. Para isso, a CTR pretende disponibilizar ao menos uma vez por semana o acesso a uma sala equipada com computadores.

A Central de Trabalho e Renda de São Bernardo funciona na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro.

Fonte: Foto (Arquivo pessoal), reportagem (Jornal ABCD Maior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário