O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

28 de agosto de 2011

Espaço Solidário - Uma conquista para a Economia Solidária de São Bernardo do Campo

A Economia Solidária, na perspectiva do desenvolvimento econômico e social, tem possibilitado às pessoas gerarem trabalho e renda de forma coletiva e autogestionária, empreendendo novos negócios que conciliam a criatividade, a solidariedade e a participação democrática na condução dos negócios, bem como na partilha igualitária dos resultados e benefícios obtidos pelo trabalho.

A preocupação social e, de especial modo, em relação às questões ambientais são pilares fundamentais da economia solidária que, progressivamente, tem ocupado espaços importantes nas políticas públicas dos Governos Federal, Estaduais e Municipais.

A constituição do Espaço Solidário de São Bernardo do Campo contempla, de um lado, o compromisso de governo assumido pelo Prefeito Luiz Marinho, e dando sequência à sua trajetória histórica em favor da economia solidária desde os anos 1998.

O apoio aos empreendimentos nas mais variadas formas de organização (cooperativas, associações, grupos produtivos e micro e pequenas empresas que cumprem os princípios da economia solidária) e nas suas diferentes inserções em termos de produto, processo e mercado, além de um espaço constituído exclusivamente para comercialização, concretizam o primeiro equipamento público do município em favor da economia solidária.

Com o Espaço Solidário de São Bernardo do Campo, o governo municipal deverá ampliar seu apoio aos empreendimentos, fortalecendo e intensificando sua política pública de acordo com os preceitos estabelecidos em sua Lei Municipal 6.045, de 31 de maio de 2010.

A reciclagem, a horticultura urbana, o artesanato, a culinária, a costura e a recuperação de empresas falidas, entre outras, serão os principais atores a ocuparem este Espaço Solidário e a contribuírem com o desenvolvimento econômico, com a geração de trabalho e renda e com inclusão dos menos favorecidos.

Serviço:
Inauguração do Espaço Solidário:

Data: 30 de agosto de 2011
Horário: 15h00 – Abertura à visitação e à comercialização de produtos
              18h00 – Ato solene de inauguração
Local: Área externa da Central de Trabalho e Renda (CTR)
Rua Marechal Deodoro, 2316 – Centro – São Bernardo do Campo/SP

Fonte: Imagem (PMSBC), texto (Nilson Tadashi - Diretor de Empreendedorismo, Trabalho e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Bernardo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário