O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

31 de agosto de 2011

Espaço Solidário de São Bernardo será inaugurado nesta terça-feira (30/8/2011)

O vice-prefeito de São Bernardo do Campo inaugura nesta terça-feira (30/8), às 18h, o Espaço Solidário da cidade, nas instalações da Central de Trabalho e Renda (CTR), localizada na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro. Previsto na Lei 6.045 de maio de 2010, que instituiu a política municipal de fomento à economia solidária, o endereço pretende ser um centro de referência para o setor. Atualmente, cerca de 250 pequenos empreendedores locais são apoiados direta ou indiretamente pela Administração por meio do programa de Economia Solidária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

Serviço:
Inauguração do Espaço Solidário
Dia: 30 de agosto (terça-feira)
Horário: 18h
Local: Central de Trabalho e Renda (CTR) - Área externa

Fonte: PMSBC

28 de agosto de 2011

Espaço Solidário - Uma conquista para a Economia Solidária de São Bernardo do Campo

A Economia Solidária, na perspectiva do desenvolvimento econômico e social, tem possibilitado às pessoas gerarem trabalho e renda de forma coletiva e autogestionária, empreendendo novos negócios que conciliam a criatividade, a solidariedade e a participação democrática na condução dos negócios, bem como na partilha igualitária dos resultados e benefícios obtidos pelo trabalho.

A preocupação social e, de especial modo, em relação às questões ambientais são pilares fundamentais da economia solidária que, progressivamente, tem ocupado espaços importantes nas políticas públicas dos Governos Federal, Estaduais e Municipais.

A constituição do Espaço Solidário de São Bernardo do Campo contempla, de um lado, o compromisso de governo assumido pelo Prefeito Luiz Marinho, e dando sequência à sua trajetória histórica em favor da economia solidária desde os anos 1998.

O apoio aos empreendimentos nas mais variadas formas de organização (cooperativas, associações, grupos produtivos e micro e pequenas empresas que cumprem os princípios da economia solidária) e nas suas diferentes inserções em termos de produto, processo e mercado, além de um espaço constituído exclusivamente para comercialização, concretizam o primeiro equipamento público do município em favor da economia solidária.

Com o Espaço Solidário de São Bernardo do Campo, o governo municipal deverá ampliar seu apoio aos empreendimentos, fortalecendo e intensificando sua política pública de acordo com os preceitos estabelecidos em sua Lei Municipal 6.045, de 31 de maio de 2010.

A reciclagem, a horticultura urbana, o artesanato, a culinária, a costura e a recuperação de empresas falidas, entre outras, serão os principais atores a ocuparem este Espaço Solidário e a contribuírem com o desenvolvimento econômico, com a geração de trabalho e renda e com inclusão dos menos favorecidos.

Serviço:
Inauguração do Espaço Solidário:

Data: 30 de agosto de 2011
Horário: 15h00 – Abertura à visitação e à comercialização de produtos
              18h00 – Ato solene de inauguração
Local: Área externa da Central de Trabalho e Renda (CTR)
Rua Marechal Deodoro, 2316 – Centro – São Bernardo do Campo/SP

Fonte: Imagem (PMSBC), texto (Nilson Tadashi - Diretor de Empreendedorismo, Trabalho e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Bernardo)

Central de Trabalho e Renda de São Bernardo oferece vagas administrativas e operacionais

Central tem 795 ofertas de emprego para diversas funções

A CTR (Central de Trabalho e Renda) de São Bernardo tem 795 vagas disponíveis para empresas da Região e de municípios vizinhos. O maior número de ofertas é para a função de teleatendimento, que tem 375 vagas.

Outros destaques oferecidos pela CTR são para ocupar funções de supervisor de vendas, vaga de caldeireiro, professor de inglês, gerente de loja e supermercado, engenheiro de organização e métodos. Além destas, a Central cadastra interessados em diversas vagas operacionais, administrativas, técnica e ainda há oportunidades para pessoas com deficiência.

A CTR fica na Marechal Deodoro, 2.316, Centro. Para se cadastrar, o interessado deve comparecer ao local com documentos pessoais, das 8h às 17h, de segunda a quinta-feira e das 8h às 15h às sextas-feiras. Há limite de 300 senhas com possibilidade de alteração. Ainda é possível se cadastrar pelo portal: maisemprego.mte.gov.br
 
Fonte: Jornal ABCD Maior

27 de agosto de 2011

Adquira produtos sem agrotóxicos nas Hortas Urbanas apoiadas pela Prefeitura de São Bernardo

Cebola

Almeirão pão

Beterraba
Alface romana
Hortas urbanas de São Bernardo produzem produtos sem agrotóxicos, geram trabalho e renda para famílias carentes

Conheça os locais onde podem ser encontrados os produtos:

Parque Selecta – Av. Pedro Mendes, s/nº
Vila Vivaldi – Rua Dourados, 200
Bairro Assunção – Av. Francisco Visentainer, 910

Fonte: Fotos (Regina Zanke)

24 de agosto de 2011

Banco do Povo e Central de Trabalho e Renda participarão da Ação Comunitária na Vila São Pedro


A Prefeitura de São Bernardo do Campo em parceria com a União Islâmica reunirá várias secretarias do governo. O objetivo é  disponibilizar à população serviços de saúde, atividades recreativas e informações sobre os serviços municipais.

Haverá tendas do Banco do Povo e da Central de Trabalho e Renda que disponibilizarão informações de acesso ao microcrédito e cadastramento de desempregados.

Serviço:

Data: 28/08/2011
Local: Centro Esportivo Vila São Pedro
Rua Santo Antônio, 300 – Vila São Pedro - SBC
Horário: 9h00 às 17h00

Fonte: Imagens (PMSBC e Jornal ABCD Maior)

22 de agosto de 2011

CONVITE - Inauguração do Espaço Solidário - dia 30 de agosto de 2011

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, tem a honra de convidá-los (las) para a inauguração do Espaço Solidário.

Complementar à política de emprego, o Programa de Geração de Trabalho e Renda, que privilegia as iniciativas da Economia Solidária, terá neste Espaço Solidário um local de fundamental importância ao apoio à comercialização de produtos e serviços, bem como à organização de grupos e empreendimentos solidários, gerando trabalho, renda e desenvolvimento social para São Bernardo do Campo.

30 de agosto de 2011
15h - Abertura à visitação e comercialização de produtos
18h - Ato solene de inauguração

Central de Trabalho e Renda (CTR) - Área externa
Rua Marechal Deodoro, 2316 - Centro - Entrada pela Rua Zelinda Zanella
São Bernardo do Campo/SP

São Bernardo tem vagas urgentes e para pessoas deficientes

Há vagas para funções com e sem experiência

A CTR (Central de Trabalho e Renda) de São Bernardo oferece 786 vagas entre ofertas urgentes e para pessoas com deficiência. As oportunidades são para empresas da Região e municípios vizinhos para funções com ou sem experiência e para diferentes níveis de escolaridade.

Operador de telemarketing, office boy e analista de cobrança estão entre as maiores solicitações das empresas. Mas há também, em menor número, vaga para motorista carreteiro, motorista encanador, entregador e marceneiro, entre outras funções.

Desde a inauguração da CTR em 2010, o local soma 10.020 ofertas de emprego, das quais 2.744 pessoas foram inseridas no mercado de trabalho. Entre as principais áreas constam: serviços (telemarketing), comércio (atendente, caixa), indústria (produção) e construção civil (pedreiro, ajudante de pedreiro). São atendidas em média 350 pessoas por dia

A CTR está localizado na rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro, e o horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h e de sexta-feira das 8h às 15h. Para o cadastro, é necessário comparecer com os documentos originais de identidade, CPF, carteira profissional e PIS. Informações pelo telefone 4125-0601. O trabalhador também pode se cadastrar pelo portal: maisemprego.mte.gov.br

Fonte: Jornal ABCD Maior

Central de Trabalho e Renda de São Bernardo inicia cursos gratuitos de gestão e idiomas

A Central de Trabalho e Renda (CTR) da Prefeitura de São Bernardo do Campo inicia nesta segunda-feira (22/8) a primeira turma gratuita de qualificação nos segmentos de prestação de serviços/gestão de empreendimentos e línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol). Voltada tanto a profissionais na área de atendimento quanto a estudantes e desempregados residentes no município, a iniciativa faz parte do projeto ABC do Turismo, que visa promover o desenvolvimento turístico na região.

São três turmas de 40 pessoas com aulas promovidas duas vezes por semana e duração de três horas por dia, e os participantes se inscreveram na Central no momento do cadastramento para uma vaga de trabalho.

No caso do curso de serviços/gestão, a carga horária é de 100 horas e termina em novembro deste ano. A programação aborda conceitos sobre a história do turismo, atrativos da região do ABC, comunicação e expressão, hospitalidade, segurança do trabalho, empreendedorismo, propaganda e marketing, entre outros. Já os cursos de inglês e espanhol têm carga horária de 96 horas cada e noções básicas de atendimento em língua estrangeira.

A Central de Trabalho e Renda também está em fase de prospecção dos cursos de qualificação que devem ser agregados futuramente à grade de serviços da unidade.

Convênio – A iniciativa trata-se de uma parceria entre a Administração e a Associação de Preservação do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Difusão da Cultura e Educação (Apreced) e o Ministério do Turismo. O convênio foi firmado em 2010 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. No caso de São Bernardo, foram ofertadas 400 vagas gratuitas no ano passado em cursos sediados na Cidade da Criança e mais 120 agora para a CTR.

A Central de Trabalho e Renda de São Bernardo do Campo fica na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a quinta-feira, e às sextas-feiras, das 8h às 15h (limite de 300 senhas). O telefone é 4128-1230.

Fonte: PMSBC

21 de agosto de 2011

Prefeitura de São Bernardo divulga a Central de Trabalho e Renda e estudo para setor mercadista

Nove bairros de S.Bernardo têm carência deste tipo de comércio, diz a Prefeitura

A Prefeitura de São Bernardo apresentou o panorama da transformação habitacional da cidade e a carência de empreendimentos do setor de mercados em nove bairros. A reunião entre representantes da Administração e do segmento mercadista ocorreu na manhã desta quarta-feira (17/08) no salão nobre do Paço Municipal.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Jefferson José da Conceição, explicou que este estudo de áreas de conjuntos habitacionais e urbanizações que está sendo realizado no município gera novas oportunidades para o setor. “Conseguimos mostrar quantos mercados de pequeno, médio e grande portes têm nessas regiões, e a proximidade geográfica em relação às áreas dos conjuntos habitacionais, assim o empresário que está pensando em investir já tem o conhecimento das áreas e pode implantar uma unidade em um local que já tem esta carência do setor”.

Diversas unidades habitacionais e urbanizações estão em andamento na cidade, mas os nove bairros cogitados com carência do setor são: Cooperativa, Alvarenga, Montanhão, Jardim Palermo, Assunção, Baeta Neves, Capelinha, Jardim Silvina e Jardim Saracantan.

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, relatou os diversos investimentos que estão sendo realizados no município de um modo geral. “É importante o setor conhecer o que está sendo executado de melhorias na cidade na área de transporte público, vias, saúde, habitação, contenção de enchentes para que possam avaliar aonde é mais viável ou interessante investir. Procuramos incentivar o comércio dos bairros, e com as novas unidades habitacionais e urbanizações essas áreas vão desenvolver o comércio local, e com os mercadistas tomando conhecimento podem avaliar a implantação de unidades aonde já se sabe que terá demanda. Até o final do mandato pretendemos entregar 5.240 unidades habitacionais”.

Amilton Barbosa Viana é sócio de um mercado de pequeno porte e avaliou importância da reunião. “É muito interessante esse estudo, e todos os assuntos tratados são de grande interesse do setor. É muito bom esse diálogo entre nós e a Prefeitura. Acredito que muitos empresários e comerciantes irão avaliar os dados fornecidos e pensar em ampliar os negócios”.

O diretor de empreendedorismo da CTR (Central de Trabalho e Renda), Nilton Tadashi, apresentou todos os serviços oferecidos da unidade. “É importante o setor conhecer a CTR para que possa divulgar as vagas e buscar o profissional neste espaço público”.

O evento ainda contou com representantes da Caixa Econômica Federal para explicar sobre os tipos de créditos concedidos a este público.

Fonte: Jornal ABCD Maior

20 de agosto de 2011

Prefeitura de São Bernardo implanta estufas em hortas urbanas na Vila Vivaldi e no Bairro Assunção

















A Prefeitura de São Bernardo do Campo está implantando estufas em duas hortas comunitárias da cidade, localizadas na Vila Vivaldi e no Bairro Assunção, esta última localizada dentro do terreno da Fundação Criança. O projeto piloto trata-se de uma parceria entre a Administração, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, e os produtores locais, e tem como finalidade apoiar a geração de trabalho e renda e incentivar o consumo de produtos sem agrotóxicos.

São dois tipos de proteção, uma coberta com sombrite (tela de plástico) e outra com tubos de PVC e cobertura plástica transparente. A estufa com sombrite protege contra a entrada de moscas e insetos voadores e permite a entrada da luz do sol ou os efeitos da ação da chuva de maneira controlada. Já a proteção com tubos de PVC são mais indicadas para plantas menos resistentes.

De acordo com o diretor de Empreendedorismo do Trabalho e Renda, a ideia é que cada um dos produtores locais, que totalizam em torno de sete famílias, se aproprie do projeto e, a partir daí, busque implementar as ações.

As hortas comunitárias têm como objetivo resgatar uma cultura que os grandes centros urbanos perderam: o cultivo do próprio alimento. O projeto visa ainda combater a fome, promover a educação alimentar e ambiental e a requalificação de espaços Feira orgânica – Com as enchentes do início do ano, os horticultores tiveram de suspender a realização da Feira Orgânica sediada duas vezes por semana na Esplanada do Paço e na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. A ideia era retomar a iniciativa, mas como a demanda nos bairros onde estão localizadas as plantações tem sido muito grande, por enquanto os produtores não devem retornar.

Fonte: Foto (Regina Zanke), reportagem (PMSBC)

17 de agosto de 2011

CTR de São Bernardo oferece palestra sobre orientação profissional














Palestras são gratuitas e destacam a importância da apresentação profissional

Candidatos a uma vaga de trabalho agora dispõem de um reforço extra na hora de ingressar no mercado profissional. A Central de Trabalho e Renda de São Bernardo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, acaba de iniciar um ciclo de palestras semanais com o tema Orientação Profissional, destinadas ao público que comparece diariamente na unidade para se cadastrar.

Realizadas às terças e quartas-feiras no período da manhã, com duração de até uma hora e meia, turmas de até 20 pessoas, as palestras são ministradas pela psicóloga da CTR, Elisete Pedro Pereira, e enfocam a importância da apresentação profissional e pessoal, como se comportar em um processo seletivo e a maneira adequada de se elaborar um currículo.

A primeira impressão é sempre visual, por isso, a profissional ressalta a importância de se escolher sempre roupa apropriada e profissional. “Na dúvida, é preferível usar uma roupa social preta ou escura, discreta, e manter uma aparência limpa e organizada. Para as mulheres, as maiores dúvidas são sobre o vestuário, cabelo, unhas e maquiagem. Já os homens questionam mais a respeito da confecção do currículo e a pretensão salarial”, explica Elisete.

Públicos de diferentes idades têm frequentado as palestras e todos trazem dúvidas que vão desde a necessidade de se elaborar um currículo, no caso de quem procura o primeiro emprego, ao conteúdo e padrão do documento, nesse último caso, aqueles que têm bastante experiência. Pensando nisso, a psicóloga adotou uma estratégia: preparar o currículo junto com o futuro empregado. Para isso, a CTR pretende disponibilizar ao menos uma vez por semana o acesso a uma sala equipada com computadores.

A Central de Trabalho e Renda de São Bernardo funciona na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro.

Fonte: Foto (Arquivo pessoal), reportagem (Jornal ABCD Maior)

15 de agosto de 2011

Central de Trabalho e Renda de São Bernardo oferece palestras sobre orientação profissional

Candidatos a uma vaga de trabalho agora dispõem de um reforço extra na hora de ingressar no mercado profissional. A Central de Trabalho e Renda da Prefeitura de São Bernardo do Campo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, acaba de iniciar um ciclo de palestras semanais com o tema Orientação Profissional, destinadas ao público que comparece diariamente na unidade para se cadastrar.

Realizadas às terças e quartas-feiras no período da manhã, com duração de até 1 hora e 30 minutos e turmas de até 20 pessoas, as palestras são ministradas pela psicóloga da CTR, e enfocam a importância da apresentação profissional e pessoal, como se comportar em um processo seletivo e a maneira adequada de se elaborar um currículo.

A Central de Trabalho e Renda de São Bernardo funciona na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro.

Fonte: PMSBC

14 de agosto de 2011

Artesanato no Parque Estoril - Apoio à Economia Solidária de São Bernardo do Campo


Mais um espaço cedido pela Prefeitura de São Bernardo à Economia Solidária


Vendas de artesanatos diversos, produtos decorativos e utilitários
Sábados, domingos e feriados, das 09h00 às 17h00 (em frente ao Pedalinho)

Parque Estoril
Rua Portugal, 1100 - Bairro Estoril - Riacho Grande - São Bernardo do Campo

11 de agosto de 2011

São Bernardo tem 712 vagas urgentes

Central de Trabalho e Renda de São Bernardo do Campo - CTR









Oportunidades são para diversas funções e há ofertas para pessoas com deficiência

A CTR (Central de Trabalho e Renda) de São Bernardo oferece 712 vagas de empregos nas empresas da Região e de municípios vizinhos. Há oportunidades para diversas funções, com e sem experiência e de variado nível de escolaridade. Operador de telemarketing e promotor de vendas figuram entre os cargos com o maior número de oferta, 60 vagas para cada.

A Central de Trabalho também tem oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência. São 66 vagas. Servente de pedreiro, operador de telemarketing e auxiliar de escritório aparecem com 10 vagas para cada função. Mas, há vagas para fiscal de loja, empacotador e fiscal de loja.

Os interessados em se candidatar a uma vaga podem ir à Central, localizada na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro, São Bernardo. É necessário levar documentos pessoais, das 8h às 17h, de segunda à quinta-feira e às sextas, das 8h às 15h. Há limite de senhas. Também é possível se cadastrar pelo portal: maisemprego.mte.gov.br

Fonte: Foto (Arquivo pessoal), reportagem (Jornal ABCD Maior)

10 de agosto de 2011

Central de Trabalho e Renda de São Bernardo seleciona candidatos para restaurante internacional

Na próxima segunda-feira (8/8), a Central de Trabalho e Renda (CTR) da Prefeitura de São Bernardo do Campo começa a seleção para preenchimento de 135 oportunidades de emprego para um restaurante internacional previsto para inaugurar este mês na cidade.

Interessados em atuar como atendentes de restaurante, atendentes de bar, recepcionistas, auxiliares de cozinha e auxiliares de limpeza devem comparecer nos dias 8, 9 e 10 de agosto na CTR (Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro). Para esse processo especificamente, o horário de atendimento será das 8h às 16h30.

A remuneração é variável, de acordo com o cargo exercido e as horas trabalhadas. O empregador oferece ainda benefícios como vale-transporte e refeição no local, entre outros.

Os candidatos devem comparecer munidos de currículo, RG, carteira de trabalho, foto 3x4 e certificado de reservista.

Para os cargos de atendimento, o perfil procurado é de universitários com disponibilidade de horário. Já para os postos de trabalho na cozinha, limpeza e organização do estabelecimento é necessário possuir ensino médio (completo ou cursando). Não é exigida experiência anterior e os candidatos precisam ter acima de 18 anos.

Além dessas vagas, a CTR de São Bernardo conta com 1,5 mil vagas para diversos cargos no município e em outras cidades do ABC, sendo 888 urgentes e 85 destinadas a pessoas com deficiência.

A unidade, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, funciona na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 17h de segunda a quinta-feira, e às sextas das 8h às 15h, com limite de 300 senhas. O trabalhador poderá se cadastrar também pelo portal http://maisemprego.mte.gov.br. Informações pelo telefone 4128-1232.

Fonte: PMSBC

8 de agosto de 2011

Central de Trabalho e Renda de São Bernardo tem 973 vagas de emprego

Oportunidades são urgentes e para pessoas deficientes

A CTR (Central de Trabalho e Renda) de São Bernardo tem 973 vagas disponíveis nas empresas da Região de municípios vizinhos. As ofertas são para diversas funções e atendem às diversas demandas. Do total, 888 são vagas que precisam ser preenchidas urgentemente e 85 para pessoas portadoras de deficiência.

Entre as solicitações das empresas, os cargos que oferecem maior número de vagas são para tendente de lanchonete, com 60 ofertas, auxiliar de estoque (50), vigilante (50) atendente de mesa (30). Há ainda outras oportunidades com ou sem experiência e para diferentes níveis escolares.

Os interessados em se cadastrar para uma vaga podem procurar a Central localizada na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro. Os candidatos devem comparecer ao local com documentos pessoais, das 8h às 17h, de segunda à quinta-feira, e às sextas, das 8h às 15h. Há limites de senhas. Também é possível se cadastrar pela internet: maisemprego.mte.gov.br

Fonte: Jornal ABCD Maior

3 de agosto de 2011

Central de Trabalho e Renda de São Bernardo, Banco do Povo e Sebrae Móvel atenderão no Ferrazópolis e Riacho Grande

Entre os dias 1° e 3 de agosto, o escritório itinerante estará no Bairro Ferrazópolis e, nos dias 4 e 5, atenderá no Riacho Grande

O Sebrae Móvel estará em São Bernardo entre 1º e 5 de agosto. Uma equipe de consultores vai atender pessoas interessadas em obter informações sobre como montar um negócio, formalizar um empreendimento ou mesmo melhorar a gestão de suas empresas. Entre os dias 1° e 3, a unidade estará na Base Comunitária de Segurança do Jr. Silvina (Avenida General Barretos de Menezes nº 305, Bairro Ferrazópolis) e, nos dias 4 e 5, ficará próximo a Subprefeitura de Riacho Grande (Rua Araguaia, 265). O atendimento é das 9 às 17 horas.

O Sebrae Móvel é um escritório itinerante montado em uma van customizada que conta com a presença de analistas do Sebrae-SP para realizar atendimentos individuais, prestando consultoria especializada gratuita aos empreendedores e futuros empresários. O veículo tem ainda computadores com acesso à internet, TV para apresentações e informativos impressos. Todas as dúvidas dos empresários locais são debatidas durante o dia, podendo ser marcadas palestras específicas em datas posteriores, conforme a demanda.

Além de ampliar o atendimento prestado pela entidade, o serviço garante o acesso a informações para empreendedores que muitas vezes deixariam de buscar auxílio pela dificuldade de deslocamento. Os consultores explicam inclusive sobre a possibilidade de formalização de empresas pela figura do EI – Microempreendedor Individual, que traz uma série de benefícios ao trabalhador, como isenção de tributos, mais segurança para desenvolver o seu negócio formalmente e poder comprovar renda legal.

Banco do Povo - No Sebrae Móvel haverá também orientação de consultores sobre o Banco do Povo e quais os procedimentos para a obtenção de microcrédito. Outro serviço disponível será o atendimento da CTR (Central de Trabalho e Renda) da Prefeitura de São Bernardo, que desenvolve ações como captação de vagas junto às empresas; cadastramento dos trabalhadores desempregados; cruzamento de dados; habilitação do seguro-desemprego; além dos cursos de qualificação para os trabalhadores.

“Nosso objetivo é chegar ao maior número possível de empreendedores e de empresários de micro e pequenos negócios na Região. Com isso, atuamos com foco na cultura empreendedora e orientação empresarial, contribuindo com a melhoria da gestão empresarial, por meio de palestras, oficinas, atendimento individual e consultorias especializadas”, disse Josephina Cardelli, gerente do Sebrae-SP na Região.

O Sebrae Móvel em São Bernardo conta com o apoio da prefeitura local, do Banco do Povo e da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo).

Serviço

Sebrae Móvel em São Bernardo do Campo, Banco do Povo e Central de Trabalho e Renda (CTR)

1° a 3 de Agosto - 9h às 17h
Avenida General Barretos de Menezes nº 305 – Base Comunitária de Segurança do Jr. Silvina.

4 e 5 de Agosto – 9h às 17h
Rua Araguaia, nº 265, Riacho Grande, próximo a Subprefeitura.

Fonte: Foto (Ricardo Martins), reportagem (Jornal ABCD Maior)

2 de agosto de 2011

São Bernardo oferece 790 vagas urgentes de emprego

Santo André disponibilizará 2.965 vagas na próxima segunda-feira dia 1

O CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) de Santo André dispõe de 2.965 vagas a partir da próxima segunda-feira, 1º de agosto. Em São Bernardo são oferecidas 790 vagas que precisam ser preenchidas com urgência, e outras 97 vagas para pessoa com deficiência.

As vagas do CPETR de Santo André são na maior parte oferecidas por empresas situadas no ABCD, mas também há oportunidades disponíveis em municípios vizinhos à Região. As funções com maior quantidade de vagas disponíveis são atendente de telemarketing, auxiliar de limpeza, auxiliar de cozinha, auxiliar de estoque, repositor, porteiro, atendente de lanchonete, vigilante, vendedor e ajudante de carga e descarga de mercadorias.

Em São Bernardo, a CTR (Central de Trabalho e Renda) dispõe de 790 vagas de emprego urgentes. As ofertas são para diversas funções, com ou sem experiência e escolaridade compatível com cada cargo e, de acordo com a exigência do empregador. Desse total, 80 vagas são para uma grande rede de hipermercado atacadista localizada no município. Não é necessária experiência comprovada, mas é preciso ter acima de 18 anos e possuir ensino médio completo em todas as funções: auxiliar de alimentação, repositor de supermercado, ajudante de lanchonete, padeiro confeiteiro, operador de empilhadeira, operador de caixa, representante de perdas e fiscal de caixa. O salário é a combinar e a empresa oferece benefícios como vale-transporte, vale-refeição e convênio médico.

As outras 710 vagas são para diversas áreas de atuação como: conferente de mercadorias com 80 vagas, atendente de lanchonete com 66 vagas, auxiliar de estoque com 50 vagas, operador de cobrança com 50 vagas, operador de supermercado também são 50 vagas, entre outros.

Vagas para pessoas com deficiência

São Bernardo oferece 97 vagas para as pessoas com deficiência em cinco áreas de atuação. Apenas uma exige ensino superior completo.

Para atendente de lanchonete são disponibilizadas 60 vagas. Atendentes de telemarketing receptivo são 20 vagas e exige apenas ensino fundamental completo.

Analistas de Call Center estão disponíveis 10 vagas e 6 vagas para assistente administrativo, ambos exige ensino médio completo. E a vaga de terapeuta ocupacional é apenas uma, para mulheres com ensino superior completo.

Endereços para cadastros de emprego

As pessoas interessadas nas vagas de São Bernardo, devem comparecer na Central de Trabalho de São Bernardo, localizada na Rua Marechal Deodoro, 2.316, centro. O horário de atendimento das 8h ás 17h de segunda a quinta-feira e às sextas das 8h ás 15h com limite de 300 senhas podendo ser alteradas.

Para se cadastrar nas vagas de Santo André via internet, basta entrar no site maisemprego.mte.gov.br, acessar a seção dedicada ao trabalhador e preencher ficha de inscrição. E para se cadastrar presencialmente, basta levar carteira de trabalho e outro documento de identidade com foto a uma das duas unidades do Centro Público de Santo André: Avenida Artur de Queirós, 720, Bairro Casa Branca, e Rua Sigma, 300, Vila Mazzei. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (11) 4979-3699 e 4979-3615.

Ribeirão Pires muda sistema de oferta de vagas

A partir da próxima semana, o município passará a utilizar Portal Mais Emprego, novo sistema que ampliará a oferta de vagas para os moradores da cidade e encaminhará pessoas que solicitarem o seguro-desemprego aos postos de trabalho disponíveis.

O Portal Mais Emprego é um novo sistema do Ministério do Trabalho e Emprego que integrará as informações sobre emprego em todo o país. Através do Portal, o trabalhador poderá fazer consultas, inscrever-se pra as vagas, elaborar currículo, obter informações sobre o seguro-desemprego, entre outros serviços. Já o empregador poderá disponibilizar vagas, consultar currículos, acompanhar os processos de seleção das vagas disponibilizadas e fazer o requerimento de seguro-desemprego.

Para fazer a migração para o novo sistema (até então o município utilizava o sistema Emprega São Paulo), o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da cidade não fará novos cadastramentos de vagas ou dará entrada em seguro-desemprego exclusivamente nesta segunda-feira, dia 1º de agosto. Os novos procedimentos começam a valer na terça-feira, dia 02 de agosto.

Portal Mais Emprego - www.maisemprego.mte.gov.br. Mais informações podem ser obtidas no PAT – 4828-9154.

Fonte: Jornal ABCD Maior

1 de agosto de 2011

Procura emprego? A Prefeitura de São Bernardo tem algo muito bom para você

A Prefeitura de São Bernardo criou a CTR (Central de Trabalho e Renda) para fazer chegar a você, de maneira gratuita, informações de vagas no mercado de trabalho, bem como ajudá-lo a adquirir qualificação profissional e assim ter mais chances de melhores empregos. Em apenas seis meses de funcionamento, a CTR já arrumou emprego, com Carteira de Trabalho, para mais de 2.000 pessoas. Procure a CTR.
É aqui que as empresas da região vêm procurar seus novos trabalhadores.

VAGAS*CURSOS*ORIENTAÇÃO*RECOLOCAÇÃO
ESTÁGIO (CIEE)*HABILITAÇÃO DE SEGURO-DESEMPREGO
EXPEDIÇÃO DE CARTEIRA DE TRABALHO E ATENDIMENTO DO CEREST

Rua Marechal Deodoro, 2316 - Centro
De segunda a quinta, das 08h00 às 17h00
E às sextas, das 08h00 às 15h00
Telefone: 4128-1230

Fonte: PMSBC