O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

4 de novembro de 2010

São Bernardo realiza segundo Haja EJA com a participação da Economia Solidária (04/11/2010)


Fonte: PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio das secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), Serviços Urbanos, Obras, além da Coordenadoria de Ações para a Juventude (Cajuv), realiza neste sábado (6/11), a segunda edição do Haja EJA. O evento, que este ano terá o tema Educação ao Longo da Vida, acontece no Paço Municipal das 9h às 17h e contará com diversas atividades, entre elas, exposição de projetos realizados pelos alunos das escolas municipais, ações dos alunos da qualificação de imagem pessoal, show de talentos dos alunos e artistas populares, além de área de alimentação.
O Haja EJA é um evento que tem como objetivo a afirmação das políticas públicas do direito à Educação para todos, como também evidenciar o trabalho desenvolvido pelos educadores no que se refere à Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. A educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade. Em São Bernardo, a educação de jovens e adultos também é uma das prioridades do governo.
Para fazer parte do corpo docente do EJA, os educadores devem ter uma formação inicial, além de contribuírem de forma relevante para o crescimento intelectual do indivíduo, realizando o exercício pleno de cidadania. A secretaria de Educação, além de organizar o evento, vai promover uma mostra pedagógica de todas as escolas e a ação social das atividades das áreas de educação profissional, como atividades de imagem pessoal com a comunidade.
A Cajuv estará com um stand para orientação vocacional aos jovens, além de atividades culturais. A Secretaria da Saúde vai orientar os presentes quanto à prevenção do câncer bucal. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo divulgará a atuação dos grupos empreendedores, uma vez que o evento vai destacar os princípios da Economia Solidária, em que os valores de solidariedade, inclusão e socialização de riquezas devem ser usufruídos por todos.
Economia solidária - A economia solidária de São Bernardo do Campo será representada durante a segunda edição do Haja EJA. Pelo menos oito dos 13 grupos de economia solidária apoiados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, vão marcar presença na edição deste ano. Em 2009, apenas um grupo foi expositor.
Este ano são os seguintes: Associação Arte que Faz, Mulheres Criativas (Centro de Referência da Assistência Social - CRAS Batistini), Fazendo e Aprendendo, Fênix (Centro de Atenção Psicossocial AD) CAPs Álcool e Drogas, Arte da Costura, Cooperselecta (Sabão do Selecta), Costurando o Futuro e Artesãos do Cajuv (Coordenadoria de Ações para a Juventude), esse último inclusive participando pela primeira vez de um evento da Administração, uma vez que acaba de ser constituído.
Durante o Haja EJA, os grupos aproveitarão para divulgar seus produtos e a marca de cada um. Serão expostos itens como artesanato, peças de decoração, bijuterias, itens fabricados por meio de material reciclável, como pufes e descanso para panelas, arte em cerâmica e artesanato produzidos com sobras de molduras de quadros que viram mandalas, espelhos e cachepots, além de sabão e pasta de brilho feitos com óleo de cozinha reaproveitado, entre outras peças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário