O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

19 de novembro de 2010

Prefeitura de São Bernardo lança publicação com foco em inovação



Fonte: Foto (Arquivo pessoal), reportagem (PMSBC)
No mundo globalizado, governantes com espíritos empreendedores e inovadores conseguem elevar as administrações a patamares de desenvolvimento muito diferenciado. Em São Bernardo do Campo, no atual, desenvolvimento e inovação são requisitos colocados em prática desde o primeiro dia da gestão. Dando continuidade a estes preceitos, a Prefeitura, via secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), lançou na tarde desta sexta-feira (19/11), a publicação São Bernardo do Campo, território de inovação, na Pinacoteca Municipal, com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

Trata-se de uma coletânea de artigos de dirigentes empresariais, universidades locais, sindicatos de trabalhadores e de outros agentes regionais, com foco nas atividades inovadoras que marcam a história e o presente do município. Inovações em processos e produtos, relações do trabalho, desenvolvimento sustentável, articulação regional, planejamento urbano, pequenas empresas e economia solidária, constituem o panorama abordado no livro.
"São Bernardo é um grande pólo em diferentes setores. As transformações acontecem de maneira rápida e precisamos estar sempre atentos a essas mudanças. O lançamento desse livro é uma grande iniciativa de vários setores que envolvem nosso município e com visões que objetivam o nosso desenvolvimento", destacou o secretário da SDET.
Em seu discurso para uma plateia composta por empresários, dirigentes sindicais, políticos e representantes acadêmicos, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, além de elogiar a iniciativa da Prefeitura, ressaltou a importância das administrações municipais andarem em sintonia com o Governo Federal. "O governo da cidade está em perfeita concordância com as ações implementadas em nível federal. São Bernardo do Campo é um bom exemplo e mostra que inovação é uma das prioridades da administração", lembrou.
Entre os autores do livro, se encontram três reitores – da UFABC, da FEI (falecido recentemente), e da Universidade Metodista, bem como quatro diretores acadêmicos (da Fundação Salvador Arena, da Fatec, do Senai e da Faculdade de Direito de São Bernardo). Completam o quadro de autores dois dirigentes empresariais (dos segmentos das montadoras e de autopeças) e dois dirigentes sindicais (dos metalúrgicos e dos químicos), a gerente regional do Sebrae, o ex-secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC, ex-secretários de Planejamento Urbano e o diretor de Empreendedorismo, Trabalho e Renda da Prefeitura (vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo).
Na publicação também tem uma apresentação do chefe do Executivo e uma introdução do secretário de Desenvolvimento Econômico, e dois textos técnicos sobre o município, englobam o conjunto dos artigos mencionados. A organização é da SDET e o patrocínio, captado por meio de edital de chamamento da Prefeitura, é do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A editoria ficou a cargo da MidiaPress Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário