O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

28 de novembro de 2010

São Bernardo inaugura 1ª Feira Livre Noturna com a participação da Economia Solidária


Fonte: PMSBC

O prefeito de São Bernardo do Campo inaugura nesta quarta-feira (1/12), às 19h, a primeira Feira Livre Noturna pública do município. A atividade será realizada às quartas-feiras, das 19h às 23h, na Avenida São Paulo, Parque São Diogo, próximo ao Ginásio Poliesportivo, onde já funciona a feira livre de sábado no período da manhã. O projeto piloto está sendo coordenado de maneira conjunta entre as secretarias de Serviços Urbanos e a de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET).
As 24 barracas, dentre frutas, verduras, legumes, pescado, aves abatidas, frios e condimentos, entre outras opções, ocuparão os 120 metros lineares de extensão da avenida, em ambos os lados. A escolha do local se deu por conta da infraestrutura que o espaço proporciona, além da boa localização. A feira noturna suprirá a demanda de bairros como Centro, Jardim Hollywood, Jardim do Mar, Anchieta, Mussolini e demais localidades.
Serviço:
Inauguração da 1ª Feira Livre Noturna
Data: 1/12 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Avenida São Paulo (próximo ao Ginásio Poliesportivo)

26 de novembro de 2010

Cidade da Criança de São Bernardo reabre com 21 novos brinquedos


Prefeito Luiz Marinho acompanha a atividade.

Pintura facial - Estréia como pintora!

O primeiro gatinho pintado por mim.

Fonte: Fotos (Arquivo pessoal e PMSBC), reportagem (PMSBC)

A Cidade da Criança de São Bernardo do Campo, primeiro parque temático da América Latina, foi reaberta ao público na manhã deste sábado (27/11), pelo prefeito do município com 21 novos brinquedos de grande porte, sendo a maior parte mecanizada. Dando continuidade a revitalização do espaço iniciada em 2009, o parque ficou fechado desde o dia 18 de outubro para a instalação dos novos brinquedos e agora passa a contar com 30 atrações, entre as atuais e novas. Até janeiro, outras seis atrações devem estar em funcionamento.

Os frequentadores do parque puderam se divertir com o Space Jump, Trem Fantasma, Tagadá, Elevador e Tele-Combate. Também foram retomadas oito atrações que fizeram parte da história da Cidade da Criança: Xícara Maluca, Carrossel Comboio, Carrossel Ferrari, Carrossel Charrete, Roda Gigante, Bate-Bate adulto, Barco Viking e Minhocão; além de oito equipamentos já existentes e que também passaram por reforma: Eldorado, Carrossel, Rio Amazonas, Simulador, Planetário, Teleférico, Circuito de Arvorismo e Tirolesa. Há ainda quatro pontos de lanchonete, lojas de conveniência de produtos orientais (Jardim Japonês), de carrinhos de miniatura e livros infantis.

Para dezembro, estão programados o início das minis Casa Maluca e Montanha Russa, Vale dos Dinossauros, com réplicas dos animais, e academia ao ar livre, voltada para a terceira idade, pessoas com deficiência e crianças. Já o Avião DC3 e o Submarino serão entregues em janeiro.

O chefe do Executivo afirmou que a Cidade da Criança é um dos equipamentos que podem atrair o turismo para o município. "São Bernardo tem um papel reservado ao turismo e a Cidade da Criança é um deles, juntamente com a Represa Billings, Parque Estoril, Prainha e os restaurantes espalhados pelo município. O parque também pode refletir o que estamos fazendo no município, trabalhando para reconstruir e recolocar a cidade no cenário nacional", enfatizou.

Referência - O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET) informou aos presentes que uma recente pesquisa realizada com a população de São Bernardo identificou a Cidade da Criança como uma das referências do município. "Nos anos 70 e 80 o parque atraiu muitos turistas de outros Estados e nós queremos que isso aconteça novamente". Ele ainda anunciou para março de 2011 o acervo da TV Brasileira, que terá dois andares e mostrará de forma lúdica a história da televisão no Brasil.

Outras atividades fizeram parte da programação de reabertura, como fanfarra, brincadeiras monitoradas, pintura facial, escultura com balões, palhaço, perna-de-pau, dublês, aula de violão e country dance. O evento teve inclusive a presença do Ecomóvel - veículo equipado para a exibição de vídeos, peças teatrais, orientações de educação ambiental e distribuição de cartilhas educativas sobre a preservação do meio ambiente.

O público assistiu a apresentação de Teatro de Fantoches sobre a questão da dengue e Entenda os Bichos, essas últimas ações coordenadas pela Divisão de Controle de Zoonoses. Completaram a diversão brinquedos infláveis. Todas as atividades foram comandadas pela SDET, em parceria com as secretarias de Saúde, Esportes e Lazer, Gestão Ambiental e Coordenadoria de Ações para a Juventude (Cajuv).

O gerente de compras, morador do Baeta Neves, Sidnei Locatelli, aproveitou que a sua filha tocou com a banda da escola no parque e trouxe toda a família. "Fico feliz de trazer meus filhos neste espaço que é muito importante para São Bernardo. Ele era muito bom e agora está ficando novamente. É um momento de relembrar a infância", divertiu-se.

A Cidade da Criança fica na Rua Tasman, 301, Jardim do Mar. A entrada é gratuita e os ingressos para os brinquedos custam de R$ 2 a R$ 5. O horário de funcionamento é de quarta a domingo, das 9h às 17h, e das 6h às 9h apenas para caminhada.

23 de novembro de 2010

Economia Solidária, um diferencial na área social


Fonte: Foto (Arquivo pessoal), texto (Publicação São Bernardo do Campo - Território de Inovação pag. 69)

As empresas autogestonárias foram uma resposta dos trabalhadores às crises que assolaram as economias locais após a abertura econômica e os prolongados impactos dos problemas macroeconômicos brasileiros. A descentralização territorial do setor automotivo acrescentou impasses à economia de São Bernardo do Campo e da região do ABC. Mas suas empresas autogestionárias permanecem como exemplo de continuidade das respostas inovadoras na cidade.

Nilson Tadashi Oda

20 de novembro de 2010

Prefeitura de São Bernardo debate questão racial na perspectiva do desenvolvimento econômico



Fonte: Foto (Arquivo pessoal), reportagem (PMSBC)
Como parte das comemorações do Mês da Consciência Negra, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo promove, nesta terça-feira (23/11), a mesa de debate A questão racial na perspectiva do desenvolvimento econômico e do mercado de trabalho. O evento será realizado das 18h30 às 20h30, no Centro de Referência do Idoso (CRI).
A abertura contará com as presenças do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e do secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania.
Às 19h, será ministrada a palestra O mercado de trabalho e a questão racial pela palestrante Eliana Elias, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Já às 19h30, o tema será A qualificação profissional e a questão racial, que será exposto pelo professor Wilson Carlos da Silva Junior, diretor da Faculdade de Tecnologia Termomecânica – Fundação Salvador Arena. Às 20h, está programado o debate aberto aos participantes, com mediação do secretário de Desenvolvimento de São Bernardo.
Para o titular da Pasta, neste mês de comemoração da consciência negra realizada pela Prefeitura, abordar a questão racial na perspectiva do desenvolvimento econômico e do mercado de trabalho permite vislumbrar o cenário, os avanços e as dificuldades enfrentadas em termos da qualificação profissional e da inserção no mundo do trabalho. Por outro lado, também propicia a elaboração de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento do município de forma mais inclusiva e igualitária.
O Centro de Referência do Idoso (CRI) fica na Avenida Redenção, 271, Centro.

Prefeito de São Bernardo se reúne com representantes espíritas



Representantes do Departamento de Empreendedorismo, Trabalho e Renda, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo estiveram presentes na reunião com o segmento espírita.

Fonte: Fotos (Secom), reportagem (PMSBC)

O prefeito de São Bernardo do Campo se reuniu nesta quinta-feira (18/11) com mais de 50 participantes e representantes de diversas associações espíritas da cidade. O encontro, realizado na Pinacoteca Municipal, teve como objetivo estreitar os laços entre a Administração e a comunidade desse segmento religioso, além de fortalecer as parcerias existentes em projetos sociais.

Apesar da falta de luz, que atingiu algumas regiões do Grande ABC na tarde e começo de noite desta quinta-feira, o prefeito falou sobre as ações que estão sendo executadas pelas diversas secretarias municipais. Citou alguns exemplos como os avanços na questão habitacional e combate a moradias irregulares, assim como os esforços desenvolvidos na Educação com objetivo de acabar com o déficit de vagas em creches e educação infantil.

O prefeito enfatizou que o processo de construção da cidade deve ser conjunto com os moradores e também com o apoio dos diversos segmentos religiosos, pois, desta forma, é possível fazer a diferença no município. "Por melhor que seja um presidente, governador, ou prefeito, não dá para resolver todos os problemas sozinho. Abrimos canais de comunicação com a sociedade, pelo Plano Plurianual Participativo e o Orçamento Participativo, mas o diálogo com líderes como vocês é importante para esclarecer as dúvidas e pensar uma cidade melhor", disse.

Os religiosos agradeceram a reunião e ressaltaram que é importante que o governo ofereça um espaço de comunicação com os diversos segmentos da sociedade. Na oportunidade, foram discutidos temas como segurança e saúde. A necessidade de fortalecer os convênios existentes e da intensificação do combate às drogas também foi enfatizada.

Para o presidente do Grupo Espírita André Luiz, Oswaldo de Godoy Bueno, a manifestação do prefeito foi muito esclarecedora sobre o que a Administração está realizando e quais serão os desafios. "Só tenho a agradecer o convite feito ao nosso grupo, e esperamos estar presentes em outros encontros que venham a ocorrer".

Miltes Carvalho Bonna, presidente da Instituição Assistencial Meimei e do conselho fiscal do centro espírita Obreiros do Senhor, achou muito importante a abertura do diálogo junto ao prefeito. "Juntos, temos condições de trabalhar para eliminar a violência, principalmente por meio de ações de combate às drogas e resgate dessas famílias."

19 de novembro de 2010

Prefeitura de São Bernardo lança publicação com foco em inovação



Fonte: Foto (Arquivo pessoal), reportagem (PMSBC)
No mundo globalizado, governantes com espíritos empreendedores e inovadores conseguem elevar as administrações a patamares de desenvolvimento muito diferenciado. Em São Bernardo do Campo, no atual, desenvolvimento e inovação são requisitos colocados em prática desde o primeiro dia da gestão. Dando continuidade a estes preceitos, a Prefeitura, via secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), lançou na tarde desta sexta-feira (19/11), a publicação São Bernardo do Campo, território de inovação, na Pinacoteca Municipal, com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

Trata-se de uma coletânea de artigos de dirigentes empresariais, universidades locais, sindicatos de trabalhadores e de outros agentes regionais, com foco nas atividades inovadoras que marcam a história e o presente do município. Inovações em processos e produtos, relações do trabalho, desenvolvimento sustentável, articulação regional, planejamento urbano, pequenas empresas e economia solidária, constituem o panorama abordado no livro.
"São Bernardo é um grande pólo em diferentes setores. As transformações acontecem de maneira rápida e precisamos estar sempre atentos a essas mudanças. O lançamento desse livro é uma grande iniciativa de vários setores que envolvem nosso município e com visões que objetivam o nosso desenvolvimento", destacou o secretário da SDET.
Em seu discurso para uma plateia composta por empresários, dirigentes sindicais, políticos e representantes acadêmicos, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, além de elogiar a iniciativa da Prefeitura, ressaltou a importância das administrações municipais andarem em sintonia com o Governo Federal. "O governo da cidade está em perfeita concordância com as ações implementadas em nível federal. São Bernardo do Campo é um bom exemplo e mostra que inovação é uma das prioridades da administração", lembrou.
Entre os autores do livro, se encontram três reitores – da UFABC, da FEI (falecido recentemente), e da Universidade Metodista, bem como quatro diretores acadêmicos (da Fundação Salvador Arena, da Fatec, do Senai e da Faculdade de Direito de São Bernardo). Completam o quadro de autores dois dirigentes empresariais (dos segmentos das montadoras e de autopeças) e dois dirigentes sindicais (dos metalúrgicos e dos químicos), a gerente regional do Sebrae, o ex-secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC, ex-secretários de Planejamento Urbano e o diretor de Empreendedorismo, Trabalho e Renda da Prefeitura (vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo).
Na publicação também tem uma apresentação do chefe do Executivo e uma introdução do secretário de Desenvolvimento Econômico, e dois textos técnicos sobre o município, englobam o conjunto dos artigos mencionados. A organização é da SDET e o patrocínio, captado por meio de edital de chamamento da Prefeitura, é do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A editoria ficou a cargo da MidiaPress Ltda.

Palestra e debate: A questão racial na perspectiva do desenvolvimento econômico e do mercado de trabalho


Fonte: PMSBC

Fotos do lançamento do livro: São Bernardo do Campo - Território de Inovação




Fonte: Arquivo pessoal

São Bernardo lança livro sobre inovação



Fonte: Foto (Arquivo pessoal), reportagem (Jornal ABCD Maior)
Publicação lançada nesta sexta-feira destaca vocação inovadora do município; premiação de empresas acontece em 2011
“A Região e especialmente São Bernardo são exemplos de inovação. Nossas indústrias e também as universidades atuam constantemente no desenvolvimento de novos produtos e também de novas tecnologias”. A afirmação é do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo, Jefferson da Conceição, durante o lançamento o livro “São Bernardo do Campo, Território de Inovação”, realizado nesta sexta-feira, no município.
Para o secretário, a inovação não vem só do setor industrial. “Um dos destaques da nossa cidade foi à criação do Plano Plurianual, programa batizado de PPA Participativo que teve como objetivo consultar a população para confecção do projeto, indica.
Durante o evento, Jefferson anunciou a realização do Prêmio Municipal de Inovação de São Bernardo que será entregue no dia 19 de outubro do ano que vem. O evento premiará iniciativas em duas categorias: pequenas e médias empresas. A expectativa é que nos próximos anos o número de categorias cresça.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Exterior, Miguel Jorge, participou do evento e reforçou a ideia de que São Bernardo é uma cidade inovadora. De acordo com o ministro, que já foi vice-presidente de assuntos corporativos da Autolatina e da Volkswagen, o lançamento do livro e o anúncio da premiação reforçam esta teoria.
A publicação lançada na Pinacoteca de São Bernardo possui artigos de representantes empresariais, da Prefeitura, de sindicatos, das universidades e de instituições regionais, foi patrocinada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e contou ainda com o apoio da Editora ABCD MAIOR.
A Prefeitura deve divulgar o periódico nos seus principais eventos. O público que tiver interesse em conhecer a publicação poderá fazer a solicitação diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo.
Para o reitor da Universidade Metodista de São Paulo, Márcio de Moraes, participar de uma publicação como essa é extremamente positivo. “É um reconhecimento para nós. A Metodista foi a primeira instituição a oferecer ensino superior na Região e desde então contribui ativamente para a criação de inovações”, pontuou.
Já o reitor da UFABC (Universidade Federal do ABC), Hélio Waldman, destacou que a confecção do periódico certamente servirá de exemplo para muitas cidades. “O livro possui um material diferenciado e também de muita qualidade. Estar presente nesta publicação reflete que a UFABC possui um papel importante na Região”, ponderou.
O evento contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge e dirigentes acadêmicos, empresários, sindicatos e também da sociedade civil organizada. Leia mais em:
- Para ministro, indústrias impulsionam alta das importações

17 de novembro de 2010

São Bernardo participa do 3º Congresso de Recursos Humanos no Cenforpe (17/11/2010)


Jefferson José da Conceição - Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo
Nilson Tadashi Oda - Diretor de Empreendedorismo, Trabalho e Renda

Fonte: Fotos (Arquivo pessoal), reportagem (PMSBC)

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), apoia e participa com estande do 3° Congresso de Recursos Humanos do ABC, que será realizado nos dias 18 e 19 de novembro, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe).

Promovido pela Associação dos Gestores de RH (AGERH), o evento, que acontece das 8h às 19h no primeiro dia, e das 7h às 20h no segundo, traz o tema Noosfera – O legado do século XXI: a empresa cidadã, que tem por finalidade discutir o perfil do novo profissional que começa a ganhar força nas empresas, capaz de integrar conhecimento, sabedoria e espiritualidade.

Cerca de 60 empresas dos mais variados segmentos do mercado já confirmaram a participação na Expo RH, realizada paralelamente ao 3º Congresso de Recursos Humanos do ABC. A expectativa é de que o encontro, um dos maiores do segmento no estado de São Paulo, reúna cerca de 4 mil profissionais.

No estande da Prefeitura, os visitantes terão à disposição folders institucionais, cartões-postais do município e informações sobre a Lei Federal do Microempresário Individual (MEI) e o programa Microempreendedor Individual (MEI), que prevê uma série de facilidades tributárias, como isenção de tarifas, garantia de nota fiscal e simplificação da abertura de empreendimentos na cidade.

Serviço - O Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) está localizado na Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Bairro Planalto. Mais informações pelo telefone 4976-1186.

Prefeitura de São Bernardo e Sebrae fazem palestras para empreendedores no Banco do Povo (17/11/2010)


Fonte: Foto (Dora Fiore), reportagem (PMSBC)

Dando prosseguimento à parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Prefeitura de São Bernardo do Campo promove nesta quarta-feira (17/11) e quinta-feira (18/11) palestra sobre o programa de Micro Empreendedor Individual (MEI) e abertura de empresas. O evento será sediado no auditório do Banco do Povo, dentro do Poupatempo São Bernardo, e é direcionado a empreendedores que procuraram o serviço em busca de informações para a abertura do seu próprio negócio.
As palestras são gratuitas e foram divididas em duas turmas de 45 participantes. A programação é articulada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), por meio do Departamento de Empreendedorismo, Trabalho e Renda.
No dia 18, a palestra será das 13h às 17h. Já no dia 23/11, das 18h30 às 20h30, haverá a mesa debate A questão racial na perspectiva do desenvolvimento econômico e do mercado de trabalho. O evento contará com mediação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
Atualmente, o Banco do Povo de São Bernardo conta com aproximadamente 2,7 mil clientes e realiza em torno de 20 a 30 concessões de empréstimos por mês a trabalhadores autônomos e microempresários. O valor médio dos contratos é de R$ 3 mil. Mais informações sobre a instituição ou sobre as palestras podem ser obtidas pelo telefone 2833-8238.

16 de novembro de 2010

Prefeitura de São Bernardo lança publicação voltada a empreendedores (16/11/2010)



Fonte: Foto (Arquivo pessoal), reportagem (PMSBC)

A Prefeitura de São Bernardo do Campo lançou no dia 19 de novembro (sexta-feira) a publicação São Bernardo do Campo, território de inovação, na Pinacoteca Municipal. Trata-se de uma coletânea de artigos de dirigentes empresariais, universidades locais, sindicatos de trabalhadores e de outros agentes regionais. O evento contou com a presença do ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do governo federal, Miguel Jorge.

O foco da publicação são as atividades inovadoras que marcam a história e o presente do município. Inovações em processos e produtos, em relações do trabalho, em articulação regional, planejamento urbano, pequenas empresas e economia solidária, constituem o panorama abordado no livro.

Entre os autores, se encontram três reitores – da UFABC, da FEI (falecido recentemente), e da Universidade Metodista, bem como quatro diretores acadêmicos (da Fundação Salvador Arena, da Fatec, do Senai e da Faculdade de Direito de São Bernardo). Completam o quadro de autores dois dirigentes empresariais (dos segmentos das montadoras e de autopeças) e dois dirigentes sindicais (dos metalúrgicos e dos químicos), a gerente regional do Sebrae, o ex-secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC, ex-secretários de Planejamento Urbano e o diretor de Empreendedorismo, Trabalho e Renda da Prefeitura (vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo).

Uma apresentação do chefe do Executivo e uma introdução do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e dois textos técnicos sobre o município, englobam o conjunto dos artigos mencionados. A organização é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo. O patrocínio, captado por meio de edital de chamamento da Prefeitura, é do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A editoria ficou a cargo da MidiaPress Ltda.

A Pinacoteca de São Bernardo do Campo fica na Rua Kara, 105, Jardim do Mar.

12 de novembro de 2010

Representantes do Departamento de Empreendedorismo, Trabalho e Renda participam do VI Seminário Recicle Cempre (12/11/2010)




Fonte: Arquivo Pessoal

Representantes do Departamento de Empreendedorismo, Trabalho e Renda participaram do VI Seminário de Resíduos Recicle Cempre ocorrido nos dias 09, 10 e 11 de novembro de 2010, paralelamente à XII FIMAI – Feira de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, no auditório do Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo, SP.
O seminário teve abordagens sobre o papel de cada um nos principais agentes envolvidos com o contexto da gestão de resíduos no Brasil e quais são as principais diretrizes a serem seguidas a partir desta nova realidade.

Empresários visitam Núcleo Especializado de Moda da Prefeitura de São Bernardo do Campo (12/11/2010)




Fonte: Arquivo Pessoal

Nesta sexta-feira, 12 de novembro de 2010, empresários que atuam no ramo do vestuário visitam o Núcleo Especializado de Moda da Prefeitura de São Bernardo, localizado no bairro Baeta Neves.
As empresas estão com dificuldades para contratar costureiras em razão da falta de mão de obra especializada. O mercado está aquecido, as vagas abertas, mas não há pessoas preparadas para o trabalho, a solução dos empresários foi buscar o Sindicato das Costureiras do ABC.
Em setembro de 2010, o Sindicato das Costureiras buscou a Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Educação para buscar parcerias.
Resultado da parceria da prefeitura e do sindicato foi a visita realizada pelos empresários, cuja finalidade foi conhecer o Núcleo Especializado de Moda.
Estiveram presentes na visita a presidente do Sindicato das Costureiras do ABC, empresários, representante do Departamento de Empreendedorismo, Trabalho e Renda, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e também por representantes da Secretaria de Educação.
Para participar dos cursos de costura, é necessário ter no mínimo 16 anos. Também é requisito ter completo o 4° ano do ensino fundamental. Os cursos têm duração de 200 horas/aula. Após o término, o aluno receberá um certificado da Secretaria da Educação.
As pessoas interessadas em participar devem se inscrever na EMIP levando RG ou certidão de nascimento, comprovante de residência e histórico escolar.
As aulas acontecem no mesmo local da inscrição do curso, no endereço abaixo:
Núcleo Especializado de Moda
EMIP Pastor Delfino M. Ferreira
Avenida Getúlio Vargas, 1473 Baeta Neves.
Fone: 4330-2622

Cursos: Costura Industrial, Costura Domiciliar, Modelagem Geométrica, Bordado e Lingerie.

6 de novembro de 2010

Haja Eja faz a festa no Paço Municipal de São Bernardo (06/11/2010)


Fonte: Foto e reportagem (Jornal ABCD Maior)
Apesar do mau tempo, população comparece em peso para conferir as atrações
Música, dança, teatro, artesanato e cidadania. Essa mistura deu o tom deste sábado no Paço Municipal de São Bernardo, ao evento Haja Eja, onde os alunos do EJA ( Educação de Jovens e Adultos) da 1ª a 8ª série e da Educação Profissional de 50 escolas da cidade apresentaram os trabalhos e produtos desenvolvidos nos últimos cinco meses, em sala de aula.

O tempo chuvoso não intimidou cerca de 2 mil pessoas que passaram para prestigiar o trabalho desenvolvido pelo EJA e acompanhar as atividades culturais. A secretária Paula Gonçalves levou as duas filhas ao Paço. “Acho lindo o trabalho do EJA, comprei dois vasos feitos de garrafa pet, quero mostrar para minhas filhas que é importante reciclar, agora vamos esperar pra ver o show de dança do ventre”, disse.

Barracas foram montadas para cada escola apresentar seus trabalhos. As tendas abordavam diversas áreas profissionalizantes, como alimentação, construção civil, costura, informática, meio ambiente, entre outras. A professora Sueli Monteiro Milanez estava com uma barraquinha de produtos feitos com isopor reaproveitado e papel machê. “O isopor não é incluído na lista de produtos reaproveitáveis, mas é muito nocivo ao meio ambiente; nas oficinas aprendemos a usá-lo para criar objetos de decoração e utensílios”.

Para a professora, o grande mérito do trabalho do EJA é a inclusão social através das aulas. “Haja educação, haja novas oportunidades, haja criatividade, haja talentos. O EJA faz acontecer sonhos, ajuda revelar o que nossos alunos têm de bom, um saber escondido que só precisa de estímulo e incentivo, oportunidade de estudar e se profissionalizar”.

O Haja EJA é uma realização das secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), Serviços Urbanos, Obras e da CAjuv (Coordenadoria de Ações para a Juventude).

5 de novembro de 2010

Economia Solidária de São Bernardo em Exposição (05/11/2010)


Fonte: Jornal Notícias do Municípoio


Pelo menos oito dos 13 grupos de economia solidária apoiados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, vão marcar presença na edição do Haja EJA deste ano. Em 2009, apenas um grupo foi expositor.
Este ano, participarão do evento a Associação Arte que Faz, Mulheres Criativas (CRAS Batistini), Fazendo e Aprendendo, Fênix (Centro de Atenção Psicos-social AD) CAPs Álcool e Drogas, Arte da Costura, Cooperselecta (Sabão do Selecta), Costurando o Futuro e ainda os Artesãos da Cajuv (Coordenadoria de Ações para a Juventude), que acaba de ser constituído e estará participando pela primeira vez de um evento da Administração.

Durante o Haja EJA, os grupos aproveitarão para divulgar seus produtos e a marca de cada um. Serão expostos itens como peças de decoração, bijuterias, itens fabricados por meio de material reciclável, arte em cerâmica e artesanato produzidos com sobras de molduras de quadros, espelhos e cachepôs, além de sabão e pasta de brilho feitos com óleo de cozinha reaproveitado.

Haja EJA transforma Paço de São Bernardo do Campo em espaço cultural (05/11/2010)


Fonte: Jornal ABCD Maior
A expectativa da prefeitura é que o evento reúna 2 mil pessoas neste sábado
O Paço Municipal de São Bernardo será palco, neste sábado (06/11), das 9h às 17h, do Haja EJA. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da 1ª à 8ª série e da Educação Profissional de 50 escolas da cidade terão a oportunidade de apresentar os trabalhos e produtos desenvolvidos nos últimos cinco meses, em sala de aula.
O evento deverá reunir 2 mil pessoas, que, além das exposições, poderão prestigiar o show de talentos dos estudantes. “Teremos apresentações de sanfona, gaita, coral, dança, capoeira e música para todos os gostos. E o melhor, é que o público não pagará nada para assistir aos espetáculos”, disse Joaquim Dario Ribeiro Lemos, do núcleo de informação da Secretaria de Educação de São Bernardo. A fala do prefeito Luiz Marinho está prevista para as 11h30. A abertura do evento ficará a cargo da chefe de divisão da pasta, Adriana Pereira da Silva Fabiano.
No evento também serão montadas barracas, onde cada escola apresentará seus trabalhos. As tendas abordarão diversas áreas profissionalizantes, como alimentação, construção civil, costura, informática, meio ambiente, entre outras.
“Cada tema possui vários cursos. Por exemplo, na área de imagem pessoal, temos aulas de cabeleireiro, manicure e depilação. Assim como em construção civil, temos cursos em elétrica, hidráulica, pintura e texturização. Tudo estará em exposição”, explicou Lemos.
O Haja EJA é uma realização das secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), Serviços Urbanos, Obras e da Coordenadoria de Ações para a Juventude (Cajuv). Os organizadores também montarão estandes voltados à orientação vocacional, prevenção do câncer bucal e de economia solidária. Esta última será representada por oito dos 13 grupos apoiados pela prefeitura.
A ideia é que os grupos de Economia Solidária utilizem o espaço para divulgar seus produtos. Serão expostos itens como artesanato, peças de decoração, bijuterias, itens fabricados por meio de material reciclável, como pufes e descanso para panelas, arte em cerâmica, além de sabão e pasta de brilhos feitos com óleo de cozinha reaproveitado, entre outras peças.

4 de novembro de 2010

São Bernardo realiza segundo Haja EJA com a participação da Economia Solidária (04/11/2010)


Fonte: PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio das secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), Serviços Urbanos, Obras, além da Coordenadoria de Ações para a Juventude (Cajuv), realiza neste sábado (6/11), a segunda edição do Haja EJA. O evento, que este ano terá o tema Educação ao Longo da Vida, acontece no Paço Municipal das 9h às 17h e contará com diversas atividades, entre elas, exposição de projetos realizados pelos alunos das escolas municipais, ações dos alunos da qualificação de imagem pessoal, show de talentos dos alunos e artistas populares, além de área de alimentação.
O Haja EJA é um evento que tem como objetivo a afirmação das políticas públicas do direito à Educação para todos, como também evidenciar o trabalho desenvolvido pelos educadores no que se refere à Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. A educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade. Em São Bernardo, a educação de jovens e adultos também é uma das prioridades do governo.
Para fazer parte do corpo docente do EJA, os educadores devem ter uma formação inicial, além de contribuírem de forma relevante para o crescimento intelectual do indivíduo, realizando o exercício pleno de cidadania. A secretaria de Educação, além de organizar o evento, vai promover uma mostra pedagógica de todas as escolas e a ação social das atividades das áreas de educação profissional, como atividades de imagem pessoal com a comunidade.
A Cajuv estará com um stand para orientação vocacional aos jovens, além de atividades culturais. A Secretaria da Saúde vai orientar os presentes quanto à prevenção do câncer bucal. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo divulgará a atuação dos grupos empreendedores, uma vez que o evento vai destacar os princípios da Economia Solidária, em que os valores de solidariedade, inclusão e socialização de riquezas devem ser usufruídos por todos.
Economia solidária - A economia solidária de São Bernardo do Campo será representada durante a segunda edição do Haja EJA. Pelo menos oito dos 13 grupos de economia solidária apoiados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, vão marcar presença na edição deste ano. Em 2009, apenas um grupo foi expositor.
Este ano são os seguintes: Associação Arte que Faz, Mulheres Criativas (Centro de Referência da Assistência Social - CRAS Batistini), Fazendo e Aprendendo, Fênix (Centro de Atenção Psicossocial AD) CAPs Álcool e Drogas, Arte da Costura, Cooperselecta (Sabão do Selecta), Costurando o Futuro e Artesãos do Cajuv (Coordenadoria de Ações para a Juventude), esse último inclusive participando pela primeira vez de um evento da Administração, uma vez que acaba de ser constituído.
Durante o Haja EJA, os grupos aproveitarão para divulgar seus produtos e a marca de cada um. Serão expostos itens como artesanato, peças de decoração, bijuterias, itens fabricados por meio de material reciclável, como pufes e descanso para panelas, arte em cerâmica e artesanato produzidos com sobras de molduras de quadros que viram mandalas, espelhos e cachepots, além de sabão e pasta de brilho feitos com óleo de cozinha reaproveitado, entre outras peças.