O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

13 de dezembro de 2012

Banco de Alimentos de São Bernardo recebe doação do projeto Hortas Urbanas

O Banco de Alimentos da Prefeitura de São Bernardo do Campo recebeu nesta quinta-feira (8) a doação de 16 quilos de almeirão orgânico (sem agrotóxico) do projeto Hortas Urbanas, uma parceria entre a Administração, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, e produtores locais.

Essa é a primeira vez que o projeto Hortas Urbanas realiza esse tipo de doação, que deverá se repetir sempre que os horticultores participantes da iniciativa atingirem excedentes na produção de verduras e legumes. Os alimentos, isentos de agrotóxicos, foram retirados na horta do Bairro Assunção, localizada dentro do terreno da Fundação Criança, que atua na defesa e garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens.

Os produtos se destinam ao Banco de Alimentos, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc). O Banco recebe doações de legumes, verduras e frutas do comércio e as distribui a pessoas atendidas por entidades assistenciais da cidade. Atualmente, a ação beneficia 72 entidades – cerca de 20 mil pessoas – e já arrecadou mais de 134 mil quilos de alimentos desde a sua implantação. O programa também recebe produtos de empresas. Os itens doados são inspecionados de modo a garantir a qualidade.

Hortas Urbanas – Atualmente, a Prefeitura de São Bernardo apoia sete famílias de horticultores que mantém quatro hortas urbanas localizadas nos bairros Assunção, Vila Vivaldi, Parque Selecta e Bairro Batistini. A finalidade é colaborar na geração de trabalho e renda e incentivar o consumo de produtos sem agrotóxicos. Além disso, busca resgatar uma cultura que os grandes centros urbanos perderam: o cultivo do próprio alimento.

Fonte: (Foto e reportagem) PMSBC (08/11/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário