O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

16 de dezembro de 2012

Paul Singer participa de seminário de Incubadora de Empreendimentos Solidários de São Bernardo do Campo (14/12/2012)

Com palestra do secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Paul Singer, a Incubadora de Empreendimentos Solidários da Prefeitura de São Bernardo do Campo (SBCSOL) realizou, na tarde desta sexta-feira (14), o 1° Seminário SBCSOL - Perspectivas e Oportunidades da Economia Solidária e o Papel das Incubadoras.

Durante o evento, sediado na Universidade Metodista de São Paulo, no campus Rudge Ramos, foram divulgados o projeto, a metodologia, os grupos inscritos e selecionados para o projeto e o site da incubadora (www.sbcsol.org.br), que irá entrar no ar na próxima semana.

Lançada em março deste ano, a SBCSOL é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, a Universidade e o Instituto Metodista Granbery e conta com apoio financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, do governo federal.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, o projeto deve ser considerado histórico. "Foram selecionados inicialmente 17 grupos, mas futuramente pretendemos ampliar esse número. O principal objetivo, além de assessorar os empreendedores, é dar apoio e estímulo a diferentes segmentos, para, assim, capacitar e formar gestores", comenta.

Os empreendimentos atendidos vinculam-se a variados ramos de negócios, entre metalurgia, processamento de material reciclável, oficinas de costura, artesanato, hortas urbanas e alimentação. Um dos exemplos é a Cooperativa de Trabalho e Serviços de Máquinas e Equipamentos – Unimáquinas –, constituída após o encerramento das atividades da antiga Lawes.

O convênio tem duração de 24 meses e o atendimento é prestado nas dependências da Central de Trabalho e Renda (CTR). A equipe é constituída de técnicos, professores/consultores do Instituto Granbery e universitários de diversas áreas.

Cerca de cem pessoas participaram do seminário. Estiveram presentes o reitor da Universidade Metodista de São Paulo, Márcio de Moraes, o diretor da Faculdade de Administração e Economia, Luiz Silvério Silva, além de representantes do Instituto Metodista Granbery e da FINEP. 

O atendimento é feito na CTR (Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro). Mais informações pelo telefone 4128-1279.

Fonte: Foto (Regina Zanke) PMSBC (14/12/2012)

http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=9654&qt1=0

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