O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

13 de dezembro de 2012

Prefeitura abre varejão de hortifrutigranjeiros no Centro de São Bernardo 31/outubro/2012


A população de São Bernardo do Campo agora conta com mais uma opção para adquirir produtos hortifrutigranjeiros de qualidade e com preços acessíveis. Aos domingos, no estacionamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) está sendo realizado um varejão para a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros em geral e uma praça alimentação.

A atividade funciona das 6h às 14h. O estacionamento lateral da Sedesc está liberado para quem for fazer suas compras de carro. O serviço é oferecido pela Cooperativa Nacional de Produtos Agrícolas e Agronegócios (CooNagro), da Grande São Paulo, vencedora da licitação realizada pela Prefeitura, com base na Lei Municipal de Apoio à Economia Solidária.

São 39 postos de venda instalados em uma área de 4.475,50 m², que disponibilizam tanto itens das tradicionais feiras livres quanto produtos orgânicos (livres de agrotóxicos). Além de frutas, legumes, verduras, peixe e frango, o varejão conta com uma pequena praça de alimentação com pastel, espetinhos e caldo de cana, entre outras iguarias.

Além do aluguel mensal pelo uso do espaço, a cooperativa tem como compromisso investir na manutenção e conservação do Centro de Referência do Idoso (CRI), localizado na Sedesc. Entre as melhorias, figuram pintura da cantina, da entrada do prédio e das paredes internas, adequação de acessibilidade dos sanitários, revisão hidráulica, manutenção do piso e limpeza geral.

Economia solidária – A Prefeitura tem implementado uma série de medidas para promover no município atividades ligadas à economia solidária, uma forma de produção de base associativista e cooperativista. Mais de 200 pequenos empreendedores, ligados ou não a alguma associação, recebem algum tipo de apoio da Prefeitura.

Entre essas ações, destacam-se a criação da Incubadora de Economia Solidária, que reúne 15 empreendimentos. Eles recebem consultoria técnica da Universidade Metodista, por intermédio do Instituto Granbery, com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Além do varejão no estacionamento da Sedesc, a Prefeitura mantém duas feiras livres noturnas: uma na Praça dos Meninos, Bairro Rudge Ramos, que funciona às quintas-feiras, das 18h às 22h, e outra na Avenida São Paulo, Parque São Diogo, ao lado do Ginásio Poliesportivo, às quartas-feiras, das 19h às 23h.


Fonte:PMSBC (31/10/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário