O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

13 de dezembro de 2012

Central de Trabalho e Renda de São Bernardo forma outros 40 participantes no curso de orientação para o trabalho

Mais uma turma do Programa Oportunidades, da Prefeitura de São Bernardo do Campo, concluiu, nesta quarta-feira (8), o curso de orientação para o trabalho e dicas de entrevista, oferecido pela Central de Trabalho e Renda (CTR). O curso será oferecido até o fim de outubro para um total de 235 pessoas, com o objetivo de prepará-las para o mercado de trabalho.

As aulas para a segunda turma, com 40 alunos, foram ministradas por um psicólogo do trabalho e um assistente de recrutamento e seleção. No curso, os participantes receberam orientações sobre elaboração de currículo, como se comportar em uma entrevista de emprego, como se vestir, como preencher uma ficha, além de questões de saúde bucal e higiene pessoal. O público alvo são pessoas que sairão para o mercado de trabalho entre dezembro deste ano e março de 2013.

Ao todo, serão 12 turmas, que participam de três encontros. Segundo a psicóloga do trabalho, no primeiro encontro, é feita uma apresentação da Central de Trabalho e Renda e a elaboração do currículo. Com orientação profissional, cada participante recebe uma folha em branco para elaborar o seu currículo.

"No segundo encontro, a orientação é sobre como preencher uma ficha de solicitação de emprego. E no terceiro, damos dicas de apresentação pessoal referente a roupas, acessórios, pontualidade, celular, calçados, maquiagem, higiene pessoal, cabelo, barba, unhas e saúde bucal", disse a secretária.

O curso é uma parceria entre a Central de Trabalho e Renda, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

Programa Oportunidades – Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social em São Bernardo do Campo, o Programa Oportunidades oferece chances de trabalho, inclusão em programas de transferência de renda monetária e de concessão de benefícios, além de ações de apoio às famílias para o acesso às políticas e programas sociais.

A Central de Trabalho e Renda fica na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a quinta-feira. Às sextas, o horário é das 8h às 15h.

Fonte: PMSBC (13/08/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário