O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

13 de dezembro de 2012

Economia solidária de SBC participa do Salão do Artesão no Vera Cruz

A economia solidária de São Bernardo do Campo irá marcar presença no 2º Salão do Artesão, que será realizado entre 5 e 9 de dezembro, no Pavilhão de Exposições Vera Cruz, no Jardim do Mar. O Fórum Municipal de Economia Solidária do município, que agrega poder público, empreendedores do segmento e entidades apoiadoras das atividades, levará seis grupos: Arte Terra, Associação Arte que Faz, Arte Livre Expressão, Mulheres Criativas, Tecoste e Charlotte. Os participantes irão expor seus produtos em um estande de 24 metros quadrados.

Dentre os itens a serem comercializados, os destaques ficam para trabalhos em madeira, origami, cartonagem, com tecidos (pintura, decoupagem, patch aplique, patchwork), peças em crochê, macramê, bijuterias, artigos feitos de materiais recicláveis e cerâmica, entre outros.

As cidades do ABC participantes do evento montarão uma árvore de Natal e a vencedora será decidida pela votação dos visitantes, embaixadores do segmento e internautas. As duas primeiras colocadas receberão como prêmio os brinquedos arrecadados na entrada da oficina solidária que deverão ser doados a uma instituição de caridade de sua escolha.

A programação terá ainda demonstrações, workshops e oficinas ministradas por grandes empresas do segmento, renomados professores e indústrias do setor, com aulas de pintura, colagem, pachtwork e scrapbooking.

Economia Solidária – A Prefeitura de São Bernardo reúne aproximadamente 15 empreendimentos solidários que contam com consultoria técnica da Incubadora de Economia Solidária, uma parceria com a Universidade Metodista. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Granbery com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia. A incubadora funciona no mesmo prédio da Central de Trabalho e Renda, no Centro.

Além da consultoria, os grupos participam de seminários e contam com materiais didático-pedagógicos e oficinas. Atualmente, a Administração Municipal apoia em torno de 200 empreendedores do setor, entre artesanato, alimentação, costura, hortas urbanas, reciclagem e empresas recuperadas, entre outros.

Serviço – O Pavilhão de Exposições Vera Cruz fica na Avenida Lucas Nogueira Garcez, 756, Jardim do Mar. A entrada custa R$ 12. Maiores de 60 anos pagam meia-entrada. O preço do estacionamento é R$ 10 o período. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura, é organizado pela Metropom Feiras e Empreendimentos e será realizado de quarta a sábado, das 11h às 19h, e domingo, das 11h às 17h. Mais informações no site www.salaodoartesao.com.br.

Fonte: PMSBC (04/12/2012)
http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=9624&qt1=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário