O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

13 de dezembro de 2012

Incentivo à economia solidária por SBC é destaque em seminário

O incentivo que a Prefeitura de São Bernardo do Campo tem dado ao desenvolvimento da economia solidária na cidade foi destacado pelo prefeito nesta quarta-feira (21), durante a abertura do Seminário Nacional UNISOL Brasil 2012 e da 3ª edição do Congresso Nacional da UNISOL Brasil, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe). A UNISOL Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) é uma associação civil com fins não econômicos, sediada em São Bernardo do Campo.

"Elaboramos e aprovamos a Lei Municipal de Fomento à Economia Solidária, que nos permitiu atuar de forma institucionalizada e efetiva. Além disso, constituímos o Espaço Solidário, que abriga a loja para comercialização de produtos e a lanchonete dos usuários do Caps (Centro de Atenção Psicossocial)", ressaltou o chefe do Executivo.

O prefeito destacou ainda que os próximos desafios são melhorar os produtos e os processos produtivos e de trabalho dos empreendimentos solidários, além de elevar o patamar de materiais recicláveis no município.

Entre as demais ações da Administração Municipal voltadas para o segmento estão as assinaturas de projetos junto à Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (FINEP/MCT) para criação da Incubadora de Cooperativas de São Bernardo, em parceria com a Universidade Metodista, e o apoio à comercialização, assinado com a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (SENAES/TEM), com o qual será possível aprimorar a loja do Espaço Solidário e as técnicas de comercialização de empreendimentos solidários.

O evento, que prossegue até sexta-feira (23), tem como objetivo discutir temas que possam orientar esse ramo, como o crédito e a finança solidária, a certificação participativa e de produtos agroecológicos, entre outros assuntos. Segundo os organizadores, são esperadas cerca de 2,5 mil pessoas durante os três dias de evento.

Fonte: (Foto e reportagem) PMSBC (22/11/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário